Com o objetivo de evitar a proliferação do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Saúde, passa a adotar a partir desta segunda-feira (16) um conjunto de ações administrativas, técnicas, preventivas e de orientação a servidores e comunidade em geral.
A intenção é não causar pânico entre as pessoas, mas sim deixá-las em alerta para adotarem também atitudes de prevenção.
“As medidas visam, principalmente, minimizar a exposição da população aos riscos de contaminação evitando aglomerações onde a incidência de contágio tende a ser maior”, afirma o Prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga. As ações fazem parte do enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, atentos ainda ao crescente número de casos no País e no Estado de Santa Catarina.
Para orientação geral da população, o município de Videira está seguindo recomendações da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, publicando o decreto nº 17.281/2020, de 16 de março de 2020, contendo as orientações que devem ser seguidas pela comunidade. Também, pelo decreto municipal nº 17.283/2020, institui-se o “Comitê de Gestão Preventiva do COVID-19”, representada por membros de interesse para reforçar a ação conjunta entre município demais órgãos envolvidos.
De acordo com a Secretária de Saúde, Ivanice Angela Peccin,“as equipes de saúde do município estão preparadas para acolher e atender as pessoas em situação de COVID-19, seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, já tendo adotado, desde o início da pandemia, fluxo de atendimento específico nas unidades de saúde do município para pessoas em estado gripal”. Também, a UPA já dispõe de ala para isolamento em caso de necessidade, bem como monitora e acompanha diariamente os casos suspeitos.
Importante salientar que o município ampliará ações de comunicação com a campanha de prevenção denominada “Saúde em Alerta Videira. Juntos contra o coronavírus”, envolvendo a comunidade, ações educativas de prevenção em sala de aula e demais medidas previstas em decreto municipal. Solicitamos que a população faça a sua parte, evitando contato pessoal, mantendo práticas de prevenção, conforme amplamente divulgado nos canais de comunicação.
CANCELAMENTO DE EVENTOS REALIZADOS PELA PREFEITURA
Como medida de prevenção os eventos/atividades abaixo citados ficam cancelados ou suspensos temporariamente, até nova orientação, sendo:
EDUCAÇÃO: -Aulas da rede municipal de ensino estão mantidas até nova orientação. -Atividades Extra Classe, Reuniões de pais, formação continuada dos professores, Dia da Família na Escola e demais eventos: suspensos temporariamente.
*Rede de ensino privada, estadual e federal, deliberam sobre a continuidade ou não das aulas de acordo com suas orientações hierárquicas.
ESPORTE -Olivide: cancelada abertura e jogos. -Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Veteranos (22 e 29 de março): mantidas a semifinal e final. -Início do Campeonato Municipal de Futsal: suspenso temporariamente. -Campeonato Estadual de Judô e Copa Camilo Penso (21 e 22 de março): suspenso pela Federação Catarinense. -Canceladas as participações de atletas videirenses em competições fora do município, por meio da FMEV.
-Cancelados todos os eventos esportivos realizados nos espaços públicos do município. *Escolinhas e demais atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes estão mantidas até nova orientação.
CULTURA: -Todo calendário de atividades culturais do município está suspenso temporariamente, incluindo: Paixão de Cristo, Fecavi, Concertos, Festival Gastronômico, Baile do Vinho, Mostra do Vinho Catarinense. -Suspenso o recebimento de grupos de turistas e visitantes no Observatório Municipal Domingos Forlin, no Museu de Vinho Mário de Pellegrin e na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha.
*Os equipamentos serão mantidos abertos para atendimento individual. Demais atividades da Secretaria de Turismo e Cultura serão mantidas até nova orientação. SOCIAL: -Programa de Atenção ao Idoso: Suspensas todas as atividades temporariamente, entre elas vôlei, artesanato, hidroginástica, ginástica, bailes, jogos e reuniões. -Cras: Grupos de Idosos e Grupos de Mulheres estão com atividades suspensas temporariamente. -Creas: Palestras de orientação preventiva referente ao Mês da Mulher estão canceladas. SAÚDE: -Caps e Saúde Mental Farroupilha: Atividades de grupos estão suspensas temporariamente. -Atendimento domiciliar das Agentes de Saúde: suspenso temporariamente, tendo em vista que esta função pode se tornar um risco de transmissão já que as mesmas visitam vários domicílios. ADMINISTRAÇÃO: -Atos abertos ao público de entregas de obras, entrega de ordens de serviço, reuniões e atendimento no Gabinete: suspensos temporariamente.
-Espaços Públicos não serão cedidos para eventos temporariamente. -Conselhos Municipais: reuniões presenciais estão suspensas. Todos os assuntos que precisam de definições, serão tratados por ambiente virtual. -Suspensão de férias de todos os servidores da área técnica da Saúde, para prover efetivo de atendimento à população. -Atendimentos externos (TFD): Cumprirá agenda da Secretaria de Estado da Saúde. -Servidores públicos municipais, com mais de 60 (sessenta) anos de idade serão remanejados para atividades que minimizem riscos de contágio do COVID-19, evitando contato com outras pessoas. De acordo com cada caso específico, a critério do Secretário afeto da área, poderá o servidor ser autorizado a realizar atividades laborais em casa. CENTRO DE INOVAÇÃO -Atividades de grupo suspensas temporariamente. COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS?
Ainda não existe uma vacina para prevenir a infecção por coronavírus. As orientações de prevenção são as mesmas de outras doenças de transmissão via respiratória.
-Evitar contato próximo com pessoas doentes ou com sintomas de infecção respiratória aguda (tosse, coriza, febre)
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, principalmente após ter contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel
-Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!) e descartá-los logo após a utilização
-Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir de preferência com um lenço de papel (e descartar no lixo)
-Na falta de lenço de papel, preferir usar o braço para cobrir nariz e boca. Evite cobrir com a mão, pois é mais comum encostar em outras pessoas ou objetos com ela
-Se usar as mãos para cobrir, lave-as sempre após tossir ou espirrar
-Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
-Manter ambientes muito bem ventilados
-Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres
-Limpar e desinfetar objetos e superfícies que sejam tocados com frequência
-Evitar contato com animais selvagens ou doentes
-Evitar cumprimentar pessoas com apertos de mão. Prefira um aceno acompanhado de um sorriso
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Videira
Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais
(49) 3566 4855
imprensa,assessoria@videira.sc.gov.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário