Atividade culminou com a realização do Conselho Ampliado e reuniu dirigentes das 19 Cooperativas Singulares
O cooperativismo tem na sua essência o formato de gestão democrática. Para fortalecer e cumprir com este princípio, nesta terça-feira (19), a Central Cresol Sicoper realizou a sua Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. A reunião ocorreu de forma presencial no auditório do Maitá Palace Hotel, em Passo Fundo (RS), e contou com a presença de dirigentes das 19 Cooperativas Singulares filiadas e lideranças da Central.
A programação da atividade iniciou com a realização do Conselho Ampliado da Central Cresol Sicoper, que teve como pauta o “Agronegócio: desafios e expectativas para 2022 e 2023” abordado por meio de uma palestra ministrada em conjunto pelo Engenheiro Agrônomo e diretor-fundador da Scot Consultoria, Alcides de Moura Torres Júnior, e pelo Zootecnista, editor-chefe da área de pecuária sustentável, da Carta Conjuntura e coordenador da divisão de mercado de proteínas alternativas e de custo de produção da Scot Consultoria, Felipe Fabbri.
Momento que proporcionou debater sobre o cenário agropecuário, a macroeconomia e temas voltados às expectativas e pontos de atenção para o período. De acordo com o Diretor Executivo da Central Cresol Sicoper, Jonas Alberto Klein, a temática vem a calhar com os cenários e desafios que o Sistema está atuando. “A atividade foi um momento especial e que trouxe muitas reflexões frente aos assuntos abordados e os desafios para o futuro da Cresol”, finaliza.
Na sequência, foi realizada a Assembleia, que pautou e aprovou a reforma estatutária, ampliando a área de atuação da Central Cresol Sicoper para os estados de Tocantins, Piauí, Maranhão e Amapá. Também, abordou a prestação de contas e destinação das sobras de 2021, atualização do regulamento de auditoria interna, fixação dos honorários, gratificações e cédulas de presença para o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e à Diretoria Executiva, além de assuntos gerais de interesse social.
Para o Presidente do Conselho de Administração da Central Cresol Sicoper, José Silva, os resultados apresentados demonstram as conquistas perante os muitos desafios enfrentados desde a constituição do Sistema Sicoper. “São muitos desafios, mas temos desenvolvido ações maravilhosas e vamos, juntos, construir ainda mais. Nosso trabalho reflete na vida dos cooperados, interfere na sociedade e no desenvolvimento da comunidade”. Silva reforça que agora é momento de pensar no futuro da Cresol, de forma sustentável e sistêmica.
O Vice-presidente do Conselho de Administração da Central Cresol Sicoper e Presidente da Cresol Centro-Sul RS/MS, Ivonir Todero, reforça que o crescimento do Sistema é fruto da dedicação de todas as Cooperativas Singulares. “O ano de 2021 foi muito positivo, tivemos um crescimento que permitiu expandir com a abertura de novas agências e áreas de atuação. Isso tudo, nos impulsiona para que neste 2022, possamos superar os desafios e fortalecer o propósito da Cresol e a proximidade com os cooperados”, conclui Todero.
Como última pauta do dia, foi realizado o reconhecimento das Cooperativas Jubiladas de 2022, com a entrega da placa de homenagem aos dirigentes. As cooperativas homenageadas por completarem 20 anos, foram: Cresol Centro Norte; Cresol Conexões; Cresol Origens; e Cresol Nascente. Também recebeu o reconhecimento a Cresol Vale do Contestado, que completará 15 anos.
Sobre a Cresol Sicoper
Com 7 anos de história, 170 mil cooperados e 167 agências de relacionamento em 4 estados, a Central Cresol Sicoper encerrou o ano de 2021 com R$ 63 milhões de sobras, sendo pagos ao capital social dos cooperados R$ 8,7 milhões em juros proporcionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário