domingo, 10 de abril de 2022

Professores da Rede Estadual de Educação: cursos de formação disponíveis


Profissionais de educação da rede estadual de Santa Catarina podem iniciar a partir do dia 11 de abril uma das duas opções de cursos de formação pedagógica voltados à implementação da Política Estadual da Alfabetização e do Currículo Base do Território Catarinense (CBTC).

Os cursos gratuitos serão realizados na modalidade on-line, em formato assíncrono no ambiente da plataforma Studos, no período de 11 de abril a 31 de agosto de 2022, com certificação de 20 horas cada.

Os profissionais interessados devem acessar a plataforma com o e-mail institucional da SED para realizar as atividades formativas, que incluem uma série de webconferências, um conjunto de materiais de apoio (roteiros de estudo) e a avaliação final.

Um time de suporte estará à disposição dos professores para dúvidas que surgirem com relação ao uso da plataforma, com atendimento de segunda a sexta (das 8h às 12h e das 13 às 18h) e sábados (das 8h às 13h).


Avaliação e certificação

A avaliação será realizada por meio do desenvolvimento das atividades solicitadas durante a formação e de uma avaliação final.

O certificado será emitido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e o participante o receberá ao final do curso, mediante 100% de realização do percurso formativo, com a participação integral nas atividades em todos os dias da formação, conforme lista de presença e aproveitamento mínimo de 60% na avaliação.

O curso deve ser realizado até o dia 31 de agosto de 2022. As avaliações estarão disponíveis no período de 01/08 e 31/08.

Mais informações sobre a certificação e critérios de participação podem ser vistos aqui.


Confira o detalhamento de cada curso:

Implementando o Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Fundamental

Público-alvo: professores do 3º ao 9º ano, gestores, equipes técnicas das CREs e equipe técnico-pedagógica das unidades escolares

Objetivos:

- Aprofundar a compreensão dos conceitos de competências, habilidades e objetos do conhecimento presentes no CBTC, enquanto direitos de aprendizagem e desenvolvimento, considerando os componentes curriculares do Ensino Fundamental e o percurso formativo;
- Refletir sobre os pressupostos da educação integral e da diversidade como princípio formativo;
- Promover a articulação entre o currículo proposto, o planejamento integrado por áreas de conhecimento e o processo de avaliação da aprendizagem;

- Estudar metodologias que contribuam para a melhoria do ensino nas escolas.

Alfabetização no Currículo Base do Território Catarinense – CBTC

Público-alvo: Professores do 1º e 2º ano

Objetivos:

- Aprofundar a compreensão dos conceitos de competências, habilidades e objetos do conhecimento presentes no CBTC, considerando os componentes curriculares do Ensino Fundamental e o percurso formativo;
- Contribuir na implementação do CBTC e da Política Estadual de Alfabetização, visando garantir o processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabético, considerando as dimensões linguística, interativa e sociocultural;
- Discutir estratégias e ações de gestão escolar para viabilizar a implementação do CBTC e a Política de Alfabetização, a serem articuladas no Projeto Político Pedagógico.

Fonte: SED

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