Estudantes de diversas regiões de Santa Catarina estão participando de mais uma novidade do Novo Ensino Médio, que oferece a oportunidade de planejar o futuro profissional em uma área de ascensão no mundo do trabalho. A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, está oferecendo em nove unidades de ensino do Estado o primeiro curso técnico de Ciência de Dados em nível médio do Brasil.
Helton Bernardo, matriculado no Cedup Perfeito Manoel De Aguiar, em Guaramirim, faz uma avaliação positiva da experiência. “Os professores tentam passar de uma maneira fácil e simples pra gente. Está sendo bem legal o curso, interessante de se fazer, pois é uma profissão do futuro apresentada para gente já no Ensino Médio”, finaliza.
O curso de Ciência de Dados está sendo oferecido como uma das opções do itinerário formativo de Formação Técnica e Profissional, incluído nas 1.200 horas que devem ser cursadas pelos estudantes ao longo de todo o Ensino Médio. Esta é uma novidade do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, lançado oficialmente no último mês de fevereiro.
Estudante no Centro de Educação Profissional (Cedup) Dario Geraldo Salles, em Joinville, Helena Purey conta que também está aproveitando a formação e fazendo planos para os próximos anos. “Realmente é uma experiência nova, que nenhum de nós tinha vivenciado, e tem sido muito bom. Uma experiência que vem trazendo conhecimento e com certeza vai trazer muita evolução no nosso futuro.”
As escolas que contam com a iniciativa neste ano são o CEDUP Jorge Lacerda, de Florianópolis; o CEDUP Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim; o CEDUP de Chapecó e a EEB Coronel Ernesto Bertaso, de Chapecó; a EEB Governador Heriberto Hülse, de Criciúma; o CEDUP Dario Geraldo de Salles e a EEB Marli Maria de Souza, de Joinville; a EEB Holando Marcellino Gonçalves, em Jaraguá do Sul; e o CEDUP de Timbó.
Qualificação profissional para o mundo do trabalho
A formação em Ciência de Dados é dividida em três eixos principais e oferecidos separadamente: Assistente de Gestão de Dados, Assistente de Big Data e Assistente de Análise de Dados. Os jovens que obtiverem aproveitamento mínimo nos três eixos receberão um diploma de Habilitação Profissional Técnica em Ciência de Dados ao final do Ensino Médio.
Atualmente, os estudantes das escolas que estão sendo contempladas com a iniciativa estão cursando o eixo de Gestão de Dados, que traz as orientações básicas e ensina como trabalhar com Bancos de Dados a partir do princípio. A cada eixo completado, os estudantes também receberão certificados de Qualificação Profissional Técnica na área estudada.
“Nós acreditamos que, além dos conteúdos tradicionais, o jovem que cursa o Ensino Médio precisa de mais oportunidades que despertem seu interesse e o mantenham conectado com o futuro profissional. Esta iniciativa, que apresenta e prepara estudantes da rede estadual para exercer uma profissão moderna e cada vez mais necessária, vai ao encontro do que a Educação catarinense pretende com a implementação do Novo Ensino Médio no Estado”, afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.
Formação de professores
No início de abril, professores das escolas que estão recebendo a iniciativa começaram a ser capacitados para atender os cerca de 160 estudantes inscritos no curso até aqui. No total, os educadores terão carga horária de 210 horas, distribuídas em 70 horas para cada eixo do curso (Gestão de Dados, Big Data e Análise de Dados), que é executado pelo Instituto nima.
Conheça a área de Ciência de Dados
O cientista de dados é o profissional da área de tecnologia que trabalha com o gerenciamento, coleta, organização e análise de dados, que podem ser obtidos através de bancos internos ou ferramentas de inteligência de negócios, por exemplo. Ao levantar estes dados, o profissional deve torná-los acessíveis para análises que auxiliem o crescimento e desenvolvimento de uma organização ou negócio.
“A tecnologia faz parte do presente da juventude que hoje está – ou deveria estar – nas salas de aula do Ensino Médio do Brasil. E é ela que será diferencial no espaço que esses jovens ocuparão quando pensamos em inclusão produtiva e mercado de trabalho. É certo que não sabemos ainda quais profissões serão as escolhidas, especialmente porque talvez algumas delas ainda nem existam, mas sabemos que o conhecimento sobre tecnologia será, mais que um diferencial, uma necessidade”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Para mais informações do projeto Ciência de Dados, acesse este link.
Fonte: Secom SC
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