quarta-feira, 25 de maio de 2022

Tangará recebe Certificado do Mapa Nacional do Turismo





Tangará- Durante o encontro do qual participaram os conselheiros municipais de turismo, foi apresentado o novo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Kassio Manica Kerwal, que conduziu os trabalhos juntamente com a Diretora de Turismo Géssica Alesandra Lima de Moura e a presidente do Conselho de Turismo Karol Klotz. O evento foi marcado pela entrega oficial do Plano Estratégico Turístico do Município para relembrar todos sobre a importância de monitorar as ações para que os resultados sejam alcançados.


A consultora do Sebrae Neusa Oliveira fez a entrega oficial do Plano Estratégico Turístico do Município e o Certificado do Mapa do Turismo Nacional ao Prefeito Aldair Biasiolo. O certificado que comprova a efetividade do Conselho Municipal de Turismo também foi entregue aos conselheiros. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Kassio, esta conquista se deveu ao fato de o município ter cumprido os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo. Na região Vale dos Imigrantes foram 23 municípios a ser contemplados com o Certificado no Mapa do Turismo Brasileiro, sendo Tangará um deles.

Segundo Neusa “esse momento deve ser evidenciado para lembrar a todos da importância da efetividade das ações de turismo diante do Ministério do Turismo. Não dá para fazer de conta é preciso realizar as ações para evolução do turismo local.


Para o Prefeito Aldair Biasiolo “O turismo precisa ser fortalecido é um setor de extrema importância que pode trazer bons frutos ao município. Temos orgulho de continuar no Mapa do Turismo Nacional, isso poderá nos ajudar na busca de recursos, é preciso trabalhar juntos só assim Tangará vai ficar fortalecido e prosperar com bons resultados”.



Mapa do Turismo



O Mapa do Turismo de Santa Catarina foi atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a partir da nova homologação do Ministério do Turismo. Ao todo, o Mapa conta com 146 municípios e 13 regiões turísticas validadas. O processo de atualização do Mapa do Turismo é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur. Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, e categorizados a partir de critérios do MTur.

O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado bienalmente. Para integrar o Mapa os municípios tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo atuante.



Benefícios do Mapa



Entre os benefícios do Mapa do Turismo Brasileiro está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. A categorização é um instrumento para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro.

Entre as principais razões para a alteração no número de municípios está a inclusão de um critério econômico nas variáveis utilizadas pelo MTur para a definição das categorias. A classificação subsidia a priorização de investimentos por programas do ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.


Com a nova validação, Santa Catarina obteve cinco municípios na categoria A, 13 na categoria B, 20 na categoria C, 80 categorias D e 28 na categoria E.

A partir deste ano, o mapa que tem como intuito orientar as definições de políticas públicas, terá a possibilidade de atualização com menor tempo, diferente de como acontecia nos processos anteriores.

Os gestores municipais de turismo podem atualizar as informações ou cadastrar o município a qualquer momento, em vez de a cada dois anos, como ocorria no processo anterior de elaboração de mapas turísticos. Por meio dessa medida, a plataforma de upgrade permanece aberta durante todo o ano.

Além disso, os municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização denominado Atividade Turística, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais. Para atualizar e realizar novos cadastros basta acessar o site www.sistema.mapa.turismo.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário