sexta-feira, 24 de junho de 2022

Projeto Minuto Cultural: Imigrantes - nossas raízes








Inaugurando o Projeto "Minuto Cultural" na Escola de Educação Básica Mater Salvatoris, em Tangará, uma equipe de alunos do Ensino Médio realizou mais de vinte apresentações durante os dias 04 a 07 de abril de 2022. Intitulado “Imigrantes - Nossas raízes”, o teatro foi baseado em uma narrativa ficcional sobre a vinda dos imigrantes italianos na Primeira República, que envolveu a história e cultura regional, com destaque para o município de Tangará. O evento contou com a presença de várias turmas de estudantes da escola EEB Professor João Jorge de Campos, e de autoridades municipais como o Sr. Prefeito Aldair Biasiolo, o Sr. Secretario de Gabinete Helinton Paiva de Sá e a Sra. Géssica Moura (representando a Secretaria de Turismo).

Tendo consultoria de roteiro e cenário das professoras Daiana Fontana Cecatto (História), Sandra Becker (Geografia), Lúcia Leindes (Arte) e Marilla Spolt (Língua Portuguesa), a ideia da encenação surgiu a partir de temas trabalhados em sala de aula nos componentes curriculares de História e Geografia. Depois da dramatização teatral eram explicados os elementos presentes na fala dos personagens, e nos itens do cenário, inclusive uma belíssima maquete da estação ferroviária do município de Tangará, confeccionada com cartonagem pela professora Lúcia Leindens que leciona Arte. Houve participação e comentários do público de estudantes e professores que agregaram mais conhecimento à apresentação.

O depoimento do aluno Wallaci Ceroni, que interpretou o Bepe (Giuseppe) no teatro, mostra a importância de se valorizar a diversidade de culturas: “Percebi que através do teatro foi possível inspirar a conhecer a diversidade de culturas, inclusive a importância de apresentar coisas novas aos jovens, no caso, a cultura italiana, presente na região. E também foi apresentado no teatro um pouco sobre o jogo da Mora e o Quatrilho, que muitos desconheciam.” A aluna Julia Maciel, que representou a Francesca no teatro, disse sobre a sua participação: “...é interessante porque foi uma oportunidade de participar pela primeira vez de um teatro, e também foi divertido apresentar para outras turmas, além do que, a gente foi estudando e aprendendo junto.”

Os estudantes que participaram do elenco foram: Wallaci, Julia, Kelly, Alyson e Mikael (3º anos do Ensino Médio), e Roggero (1º ano 03 Novo Ensino Médio). A escola estadual, em especial, a Diretora Genecy Gusatto Matana agradece quem prestigiou a apresentação e se emocionou junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário