segunda-feira, 23 de março de 2015

REGIÃO: Agricultores tangaraenses fazem recomposição de mata ciliar








No dia 20 de março, na propriedade do beneficiário Dorvalino Aquelino Zanella, localizada na Linha Bevilacqua, reuniram-se as sete famílias beneficiárias do PNHR (Plano Nacional de Habitação Rural) da Caixa Econômica – Grupo G1, formado através do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tangará, para mais uma das ações técnico sociais. 

A Extensionista Sirley Arcari, da Epagri de Tangará, realizou palestra falando sobre o dia 22 de março – Dia Mundial da Água, que segundo ela deve ser todos os dias. Enfatizou que a água é vida, falando da sua importância no Planeta Terra e de seus usos, da qualidade e quantidade de água conforme as condições ambientais em que ela se encontra. Salientou que atitudes de agressão ao meio físico, como desmatamento, jogar lixos e dejetos humanos e ou animais nos mananciais, uso de venenos entre outras, influenciam diretamente na quantidade e qualidade da água disponível. Recomendou às famílias para que façam a análise da água que utilizam nas propriedades, para se certificarem de sua qualidade e a fim de prevenir doenças. Orientou as famílias para que façam a proteção de fonte Modelo Caxambu, entregando e explicando o folder “Água da Fonte”, da Epagri.

Para finalizar a palestra, falou da mata ciliar e como deve ser mantida nas propriedades segundo o Código Florestal, e também, da importância dos agricultores fazerem o CAR (Cadastro Ambiental Rural). Em seguida, convidou o grupo para fazer o plantio de árvores ao redor da fonte de água da propriedade de seu Dorvalino, explicando como se deve fazer a recomposição de uma mata ciliar.
A família de Seu Dorvalino ficou muito feliz por estar sendo atendida com esta ação. As mudas frutíferas nativas usadas na propriedade foram doadas pelo Horto Municipal. Os palanques e a cerca foram adquiridos pelo Sindicato com recursos do Programa.



Mais informações: sirleyarcari@epagri.sc.gov.br ou (49)3533-5654

Nenhum comentário:

Postar um comentário