segunda-feira, 23 de março de 2015

REGIÃO: Atingidos pelas obras da Usina São Roque realizam ato público em Vargem



Foi realizada na tarde da última sexta-feira (20), no salão comunitário em Vargem, uma Audiência Pública promovida pelas famílias de atingidos para discutirem com autoridades estaduais e locais novos rumos para as negociações referentes às indenizações das áreas atingidas pelo lago da Usina São Roque, que está em construção com previsão de término ainda este ano.

Os atingidos cobram mais rapidez no pagamento e um valor justo, alegando estarem fora das realidades atuais de mercado. Até o presente momento cerca de 10% de um total de 700 famílias já foram indenizadas ou receberam uma carta de crédito com valores a serem depositados em datas futuras. Participaram do evento autoridades religiosas, prefeitos e vereadores de diversos municípios e os deputados estaduais Romildo Titon (PMDB) e Padre Pedro (PT).


Segundo os atingidos, as audiências que foram realizadas nos municípios atingidos que contaram com a participação de lideranças municipais e as partes interessadas, atingidos e representantes da empresa, não tiveram muito êxito, pois o empreendedor manteve sempre uma postura pouco flexível no que se referia a negociação, com um mínimo de reajustes nos valores apresentados e quanto as formas, normas e critérios de enquadramento nada se alterou, ou seja, os atingidos estarão sempre abertos ao diálogo desde que ele exista de fato.

Nas audiências foram elencados vários itens de pauta e reivindicações dos atingidos, que não se limita somente aos valores de terra, mas também na agilidade no processo de reconhecimento e posteriormente indenização para arrendatários, filhos de proprietários, meeiros entre outros.

Um fato que chamou a atenção por se tratar de um “ato público” foi a proibição da entrada da Policia Militar, que esteve no local para segurança das pessoas. Os policiais resolveram não contestar a atitude de alguns atingidos que tomaram tal decisão e permaneceram do lado de fora até o encerramento das atividades.
Por Ricardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário