quinta-feira, 19 de março de 2015

REGIÃO/Registro: Epagri/Ciram reinstala estação meteorológica automática na Serra do Marari em Tangará


No último dia 09 de março foi reinstalada a estação meteorológica automática na localidade de Marari, na serra do mesmo nome, no município de Tangará. A operação de reinstalação apresentou um grau médio de dificuldade em virtude de novos equipamentos e compatibilidade dos sistemas.



Devido a um raio, que havia atingido a estação, diversos equipamentos foram danificados. Por essa razão, a estação meteorológica esteve desativada por um período. Após a aquisição de novos equipamentos, foram instalados: um novo datalogger, um sensor de temperatura/umidade, um sensor para molhamento foliar, um pluviômetro, um sensor de radiação e um anemômetro. O anemômetro sônico que se encontrava instalado no local foi retirado, devido a incompatibilidade do programa da estação com o mesmo, e foi colocado um modelo compatível. Além disso, foi instalada uma antena externa e realizado o teste de transmissão, sendo o envio dos dados foi efetuado com sucesso.

Em relação à instalação do pluviômetro, a base existente não era compatível com o modelo do novo pluviômetro, tendo a equipe que adequar a sua colocação. Quanto ao aterramento, o mesmo será refeito para se obter uma melhor eficiência na segurança dos equipamentos contra descargas atmosféricas. A instalação conta com o apoio financeiro da Estação Experimental da Epagri de Videira.

Texto: Edson Silva e Rafael de Araujo./epagriciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário