A Secretaria de Saúde de Videira, por meio do Programa de Combate a Dengue, divulgou na manhã desta quarta-feira (25), que o município acaba de registrar o terceiro foco do mosquito da Dengue. A larva foi encontrada em uma das armadilhas instaladas em um ferro velho no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na saída para Caçador, onde outros dois focos também foram registrados desde o mês passado. “A situação vem se agravando em todo o estado e em Videira, infelizmente não está sendo diferente. É importante destacar que só conseguiremos controla-la de fato com a ajuda da comunidade”, diz a secretária de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch ressaltando que o município ainda investiga um caso suspeito da doença.
Segundo ela, para evitar possíveis focos do mosquito que transmite a Dengue, as pessoas devem ficar atentas aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas d´água, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. “Evitar água parada é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito”, diz.
O ciclo de vida do mosquito, ou seja, do ovo ao mosquito adulto leva em média 7 a 9 dias. O mosquito adulto vive em média 30 a 45 dias e desova de 300 a 600 ovos, de preferência em lugares sombreados. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, portanto, um único ovo pode ficar vivo por até 1 ano sem entrar em contato com a água; “Então jamais devemos deixar água acumulada em qualquer tipo de recipiente”, diz.
Atualmente os agentes do município realizam o controle em 125 armadilhas espalhadas pela cidade e em outros 60 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. Desde 2010, foram encontrados seis focos do mosquito: três focos em 2010, dois focos em 2013 e um em 2015. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3566-7900. Empresas e escolas interessadas também podem programar palestras com os profissionais do Programa.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário