Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL
|
Atividades acontecem nesta terça e quarta-feira, na Fundação Badesc, dentro da programação do Dia do Vinho em SC
A cultura do vinho é, também, uma arte para quem o saboreia. Para que mais pessoas possam apreciar a qualidade dos vinhos de Santa Catarina, a organização da 6ª Mostra do Vinho Catarinense (em Videira, de 14 a 16 de julho) promove, em Florianópolis, nos dias 13 e 14 de junho, oficinas de degustação abertas ao público.
Serão cinco oficinas na Fundação Cultural Badesc, que pela terceira edição consecutiva da Mostra recebe a atividade. Na manhã da quarta-feira (14), a partir das 10h, como aconteceu na V Mostra, o trabalho é dirigido a deficientes visuais, numa parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC). Na terça-feira (13) e também na quarta, às 14h e às 17h 30, as oficinas são abertas ao público.
As vagas foram preenchidas já no início da divulgação, mas como aconteceu em anos anteriores, Fundação e Comissão de Organização mantém um cadastro de interessados para novas degustações. A coordenação das oficinas é da sommelier e juíza internacional, Márcia Palei Maluf, com a participação dos enólogos Jucélio Kulmann de Medeiros e Antônio Zanelotto.
De acordo com Marcia, o objetivo das oficinas é disponibilizar conhecimento técnico para que as pessoas, com o estímulo do olfato, da visão e do paladar, possam identificar o tipo de vinho consumido. “O objetivo não é fazer as pessoas aprenderem a beber o vinho, mas, sim, degustá-lo, não em quantidade, mas em qualidade”, explica.
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), autor do projeto que criou o Dia do Vinho no Estado, e que motivou a realização da Mostra, destacou a importância do público catarinense conhecer a produção vitivinícola catarinense. “As oficinas qualificam a aproximação entre o público e o vinho produzido no Estado. Isso garante visibilidade às milhares de famílias que hoje fazem a história de nossa vitivinicultura”, afirmou o parlamentar.
Na terça-feira (13), a partir das 19h, acontece a Sessão Oficina do Vinho, com o filme O Julgamento de Paris, seguida de um debate com a participação de enólogos. Na quarta-feira (14), também às 19h, acontece um debate sobre a produção de vinhos.
A degustação também contará com a afinação de queijos da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense. Fundada em 13 de junho de 2013, a entidade congrega 68 famílias de produtores, de 18 municípios da Serra Catarinense. O Queijo Serrano é produto artesanal, elaborado na propriedade, a partir do leite cru, hígido, integral e recém ordenhado, conforme a tradição histórica na região serrana de Santa Catarina.
VI Mostra do Vinho Catarinense
A VI Mostra do Vinho Catarinense acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Videira. A programação em junho e julho inclui, além da VI Mostra, oficinas de degustação, atividades culturais, concursos gastronômicos e roteiros de enoturismo nas regiões produtoras de uva e vinho do Estado.
Neste ano, a VI Mostra do Vinho Catarinense terá sua primeira edição no interior do Estado. O evento tem a organização das prefeituras de Videira, Pinheiro Preto e Tangará, com apoio da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Provinho do Brasil, Sindivinho, Cresol e entidades ligadas à vitivinicultura.
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro – Florianópolis
Informações: (48)3221-2726 / 3224-8846
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário