Mostra retrata o palavreado, as crenças e as tradições relacionadas à cultura popular dos caboclos do Oeste de Santa Catarina
Segue aberta até o dia 30 de março na Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho de Videira a exposição “Registrando Saberes” que faz parte das atividades comemorativas aos 70 anos de Videira. A mostra é parte de um projeto de pesquisa que objetivou mapear, registrar, salvaguardar e difundir os saberes, as crenças e o modo de vida desse grupo étnico cuja presença na região oeste catarinense é intensa e constante.
A exposição reconhece e valoriza os detentores de saberes, fazeres e formas de expressão tradicionais, bem como dispõe de um acervo de informações audiovisuais, fotográficas e bibliográficas a fim de documentar e disponibilizar a comunidade local, regional e do país, as expressões e manifestações culturais de natureza imaterial relacionada aos caboclos, também conhecidos como brasileiros. A coordenadora do Museu, Caroline Martello explica que desde 2009 o Museu do Vinho aborda temas relacionados à cultura cabocla afim de valorizar esse povo que viveu e vive nessas terras, mas que ao longo dos anos foi esquecido com a vinda dos colonizadores.
A exposição acompanha cartilha didática e um documentário para educadores. Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo telefone: (49) 3566 -6133 ou museudovinho@yahoo.com.br. A mostra é uma parceria do Museu do Vinho com o Museu Histórico de Pinhalzinho e com o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – Chapecó.
Serviço:
Exposição “Registrando Saberes”
Onde: Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho.
Rua Padre Anchieta, nº 344, Matriz
Quando: 28 de fevereiro a 30 de março de 2014.
Quanto: Gratuito.
Exposição “Registrando Saberes”
Onde: Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho.
Rua Padre Anchieta, nº 344, Matriz
Quando: 28 de fevereiro a 30 de março de 2014.
Quanto: Gratuito.
Fonte: Silvia Palma
foto:Pedro Shaitel
Nenhum comentário:
Postar um comentário