O Jornal Vitoria nasceu da experiência no trabalho desenvolvido através da rádio comunitária Tangaraense FM, quando constatou-se a necessidade de construir um instrumento de comunicação popular escrito com o objetivo de socializar informações, divulgar notícias da comunidade Tangaraense.
Inicialmente, o Jornal Vitória era impresso com uma tiragem de mil exemplares produzido em preto e branco e com oito páginas em formato pequeno (o jornalzinho como era "carinhosamente" chamado).
Com muito trabalho, esforço e determinação o Jornal Vitória conquistou importante segmento empresarial e estabeleceu parceria com organizações sociais da região, evoluindo para um formato tabloide de 12 páginas por edição, sendo capa, contra capa e as duas páginas centrais coloridas e com impressão de dois mil exemplares e circulação nos municípios da região.
Foi gratificante ver a satisfação das pessoas ao receberem o exemplar do Jornal Vitoria pela primeira vez. Muitos não acreditavam que Tangará teria um Jornal porém, como relata Izabel Cristina Rodhen Fávero - idealizadora do Jornal Vitória – “nos desafiamos e com o apoio de poucas pessoas o sonho tornou-se realidade”.
O Jornal Vitória é um instrumento de fundamental importância para a comunidade tangaraense e região. Destaca-se por proporcionar espaço de comunicação para as organizações sociais da região do Contestado divulgar à sociedade suas atividades, seus projetos, desafios e conquistas.
O Jornal Vitoria e a Agência Comunidade são frutos da experiência acumulada de diversas organizações sociais e populares da região do Contestado construídos para valorizar a comunidade, divulgar as atividades das organizações sociais e dos trabalhadores, que encontram nesse instrumento de comunicação a oportunidade de ser visto, além de poder ler notícias relacionadas a seu cotidiano.
Na sua trajetória, o Jornal Vitória firmou parcerias com segmentos empresariais e entidades as quais são de fundamental importância na sua manutenção política e financeira. E para tanto, este é um momento de agradecer publicamente às empresas e entidades que acreditaram e contribuem com esta iniciativa que "brotou" floresce no jardim da sociedade.
Ao folhear o nosso jornal você, amigo leitor, poderá constatar quais as empresas e entidades que estão comprometidas e tem uma prática de trabalho social que valoriza as iniciativas e esforços da comunidade.
Este ano estamos comemorando 11 anos de trabalho significativo deste histórico para a comunicação popular da grande região do Contestado – o aniversário do Jornal Vitoria que vem construindo comunicação em mutirão. E como acontece tradicionalmente, será realizado uma atividade que contemplará dois momentos: um momento formativo (por meio de um seminário) e um momento celebrativo e comemorativo (por meio de um jantar).
O seminário terá como tema: “A importância das redes sociais na comunicação popular”, tendo como enfoque o slogan do Jornal Vitória e da Agência Comunidade “construindo comunicação em mutirão”. Sua realização será através de uma metodologia participativa, desencadeando um processo participativo de trabalho que envolva as organizações sociais da região do Contestado no debate, articulação e encaminhamentos das ações.
Será realizado também homenagens, bem como a entrega de placas "comemorativas" para os patrocinadores do Jornal Vitória. O evento será realizado no Sitio São Pedro, na comunidade da Bracatinga - no município de Tangara, no dia 16 de abril de 2015. No cardápio, a tradicional culinária da imigração Italiana que já e tradicional do Sitio São Pedro.
Quero, portanto, mais uma vez agradecer a cada um e a cada uma que historicamente contribuem com o Jornal Vitoria e a Agencia Comunidade e aproveitar a oportunidade para convidar para este momento de confraternização.
Sintam-se todos e todas convidados e convidadas. Vamos juntos construir um instrumento de comunicação verdadeiramente comunitário e popular.
Por Roberto Bohnenberger - Diretor geral do Jornal Vitoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário