O Seminário Estadual de Agroecologia, principal evento do setor em Santa Catarina, terá sua nona edição no Alto Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Campo, na quinta e sexta feira (17 e 18 de outubro). Os debates e oficinas reunirão mais de 1 mil pessoas dos três estados do Sul do Brasil e também de países vizinhos.
Marcado pela presença significativa de agricultores, técnicos, pesquisadores e estudantes, o Seminário acontece num contexto de muitos avanços na área da agroecologia. Na sua primeira edição, em 1999, no município de Rio do Sul, Santa Catarina experimentava os primeiros impulsos à produção agrícola livre de agrotóxicos. Agora, com um crescimento superior a 20% em 2018 e com um mercado superior a R$ 4 bilhões injetados diretamente na produção, o evento também ganha um novo contexto.
As conferências iniciam na manhã de quinta-feira (17). Durante a tarde acontecem 20 oficinas temáticas (programação completa abaixo). Como acontece em todas as edições, o objetivo do Seminário é garantir a troca de experiências entre quem atua na área nas mais diversas regiões, com foco em projetos e tecnologias que podem melhorar a realidade de quem já produz agroecológicos e também incentivar a transição de famílias da agricultura que estão fora do circuito.
A organização do evento envolve, além da prefeitura de Rio do Campo, mais de 20 entidades e movimentos vinculados ao movimento agroecológico.
Inscrições
As inscrições para o 9º Seminário Estadual de Agroecologia são exclusivamente online, através do site https://doity.com.br/9- seminario-estadual-de- agroecologia/. O valor é de 49,50, incluindo taxa de serviço. Neste valor está incluso dois cafés da manhã, dois almoços, um jantar, caneca, sacola e materiais.
Os meios de pagamento são boleto bancário, débito bancário e cartão de crédito. Cada participante poderá escolher uma das oficinas temáticas para participar no ato da inscrição.
Programação
A abertura, conferências, palestras e refeições ocorrerão no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Rio do Campo. As oficinas ocorrerão em locais específicos na cidade e em locais próximos.
Dia 17/10
8h - Credenciamento
9h - Mesa de Abertura com autoridades.
10h - Conferência de abertura
"A experiência de produção em grande escala de arroz agroecológico no Rio Grande do Sul" Salete Carlotto coordenação estadual do MST-RS.
"A experiência de produção e comercialização de alimentos agroecológicos em Santa Catarina" - Glaico José Sell, agricultor agroecológico.
12h - Almoço
14h - Oficinas temáticas
17h30 - Fórum Estadual de Agroecologia
18h30 - Jantar
20h - Lançamento do livro sobre SPDH
20h15 - Noite Cultural
22h - Descanso
Dia 18/10
7h - Café
Conferências temáticas
8h - Gênero: Justina Cima - Coordenação do MMC
Juventude: Fabíola Rubas Girotto - Coordenação Estadual do MST
9h45 - Soberania Alimentar: Rita de Cássia Maraschin da Silva - Consea-SC
Agrotóxicos: Eduardo Paladino - Promotor MPSC e Presidente do FCCIAT
11h - Mesa de encerramento Leitura da Carta Manifesto de Agroecologia de Rio do Campo
13h- Almoço
Oficinas
Produção Comunitária de Sementes de Milho - Sementes crioulas, sementes de vida (hortaliças).
A oficina discorrerá sobre as técnicas e estratégias de resgate, melhoramento, produção e distribuição de sementes de milho a nível comunitário desenvolvidas na região do Planalto Norte de SC e PR, através da AS PTA já a mais de 30 anos.
Meliponicultura no Alto Vale do Itajaí
A oficina abordará a experiência prática da família no manejo de espécies de abelhas nativas da região e do Brasil. Apresentará as diferentes espécies manejadas pela família, modelos de caixas para manejos das diferentes espécies, alimentação e cuidados sanitários com as espécies.
Restauração de Áreas Degradada com ênfase em restauração de matas ciliares e nascentes
A oficina abordará a utilização de técnicas e metodologias aplicadas na Restauração Florestal, com objetivo de ampliar conhecimentos e a eficiência na recuperação de áreas ciliares de rios e nascentes.
Produção de bambus: alternativa de renda para as famílias rurais de Santa Catarina
A oficina introduz as diversas potencialidades dos bambus como alternativa de renda, com ênfase na produção e beneficiamento de brotos comestíveis. Conceitos básicos da biologia e ecologia dos bambus. Apresentação da diversidade de espécies. Principais métodos de propagação, técnicas para o cultivo e manejo das principais espécies com potencial econômico recomendadas para o estado de Santa Catarina.
Segurança Alimentar para merendeiras escolares
Na oficina serão apresentadas noções básicas do uso integral dos alimentos de acordo com o cardápio proposto, enfatizando a possibilidade do uso seguro de plantas alimentícias e aromáticas garantindo a qualidade e a abundância da alimentação.
PANCS: conhecimento popular e ancestral
A oficina teoria prática de PANCs: conhecimento popular e ancestral busca preparar a comunidade para reconhecimento de plantas potencialmente nutritivas e a forma de utilizá-las na alimentação.
Produção Sustentável de Ovos Caipira
A oficina abordará a experiência prática da família na implantação e condução do sistema de produção de ovos caipira, abrangendo questões como: instalações, piqueteamento, aquisição aves, alimentação, manejo sanitário, classificação dos ovos, associativismo e principais estratégias de comercialização dos ovos.
Biofertilizante aeróbico: estratégia para o fornecimento de nutrientes e controle de doença de plantas.
O Biofertilizante é um produto oriundo de um processo predominantemente fermentativo, aeróbico ou anaeróbico, de diversos materiais orgânicos. O resultando é uma matriz contendo macro e micronutrientes, metabólitos e alta carga de comunidades microbianas que atuam na promoção do crescimento e na saúde das plantas. O tempo de fermentação dos biofertilizantes aeróbicos é mais curto facilitando as sua adoção em sistemas de produção. A vantagem dos biofertilizantes em relação aos fertilizantes orgânicos sólidos está na possibilidade de sua aplicação via equipamento de irrigação ou fertirrigação, economizando mão de obra. Assim, os nutrientes e micro-organismos benéficos são facilmente aplicados sobre o sistema radicular das plantas cultivadas.
Sistemas Agroflorestais
Oficina teórico-prática, onde serão expostos e exercitados os princípios e técnicas para construção de agrflorestas. Será iniciada a implantação de um sistema agroflorestal demonstrativo junto a espaço de aproximadamente 0,5 há junto a Escola Municipal Hilário Preiss. Haverá demonstração de técnicas de preparo, fertilização, montagem de arranjos, além da rochagem (pós de pedra) e demonstração de picador de toras pequenas.
O Uso Racional de Plantas Medicinais
Análise de plantas medicinais, seus indicativos e contra indicativos, nomes populares e científicos, o uso racional das plantas, conhecimento popular e científico.
Comercialização Solidária de Alimentos Agroecológicos
A oficina buscará debater e oportunizar a construção de caminhos para a comercialização em rede de alimentos agroecológicos junto aos seus participantes. Para tanto buscará fomentar o debate e construção destes caminhos a partir da apresentação de três experiências concretas de comercialização de alimentos agroecológicos em desenvolvimento no Estado de SC, desenvolvidas pelos Fóruns de Economia Solidária, Cooperativa Agroecológia Ecoserra (cestas) e das CSA´s (Comunidades que Sustentam a Agricultura). Nestas iniciativas o “consumidor” tem uma participação consciente e proativa junto aos processos de distribuição/acesso aos alimentos, sendo compreendido como “coprodutor” do processo. Participarão desta oficina consumidores, agricultores (ecologistas ou não), entidades de assessoria e representantes do setor público (prefeituras sobretudo).
Energia alternativas para agricultura familiar
A oficina abordará conhecimentos e informações para a utilização de tecnologias disponíveis atualmente para produção de biogás e seus diversos usos à produção de alimentos para agricultura familiar, para geração e utilização de energia solar fotovoltaica aplicada à produção de alimentos para agricultura familiar. Além disso, a oficina contará com atualizações a respeito da legislação vigente sobre o sistema de compensação de energia elétrica para sistemas com geração distribuída ligadas à rede da distribuidora.
Agricultura urbana e segurança alimentar e nutricional em espaços públicos: integrando práticas e políticas públicas
Apresentação da experiência do CEPAGRO no desenvolvimento da Agricultura Urbana e Segurança Alimentar e Nutricional nas estruturas de atenção básica do Sistema Único de Saúde e Sistema Único de Assistência Social de Florianópolis-SC.
Agroturismo (Acolhida na Colônia)
A oficina irá abordar aspectos e metodologia para implementação do Agroturismo como alternativa de renda nas propriedades dos agricultores familiares, bem como apresentar “Cases de sucesso”.
Homeopatia integrativa
Oficina teórico-prática para introdução do uso da homeopatia na agropecuária. Serão abordados aspectos teóricos, metodologia e instrumentalização prática como o uso de preparados homeopáticos.
Certificação de alimentos orgânicos e a Rede Ecovida
Controle Social, Legislação Brasileira (SPG´s, OCS), Rede Ecovida e suas ações (certificação, sementes, extrativismo, comercialização)
Produção de leite em sistema agroecológico
A oficina abordará estratégias para aumentar a produção leiteira através do manejo agroecológico das pastagens (escolha das pastagens adequadas para cada região, adubação, controle o pastejo, piqueteamento); bem-estar animal e manejo do rebanho.
Política municipal de agroecologia e produção orgânica
A oficina irá abordar aspectos e metodologia para implementação de políticas municipais de estímulo à produção orgânica e agroecologia.
Crédito solidário
Tintando com Cores da Terra
Na oficina será repassada a técnica para a confecção de tinta com solos. Iniciando com as dicas de coleta e preparo dos solos. Preparo da tinta com cola branca. Preparo da superfície para receber a pintura e aplicação da tinta em um painel, com os participantes.
Hospedagem Solidária e Alojamento
Levando em consideração que a rede hoteleira de Rio do Campo e dos municípios vizinhos não é suficiente para atender a demanda do Seminário, criou-se uma mobilização para oferecer alojamentos para grupos e hospedagem solidária em casas de família.
Os interessados em acomodações no município deverão confirmar a inscrição e entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Rio do Campo pelo telefone (47) 3564-8108 ou 3564-8107 (João Marcos, Marilu ou Alexandre).
Sobre Rio do Campo
Conhecida por ser o município onde fica a nascente do Rio Itajaí, é chamada também por 'Nascente do Vale'. Suas belezas naturais, belas paisagens e lindas cachoeiras são os cartões-postais do município. São destaques o Salto Rio do Oeste, Morro de São Roque, Cânion da Prata, entre outros.
O principal acesso a Rio do Campo se dá através da SC-427, que liga o município com Taió e a BR-470, no município de Pouso Redondo. Até a capital, Florianópolis, são 280km.
fonte:Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário