Em comemoração ao Dia do Rio em Santa Catarina (Lei 13.748/2006), acontece na próxima sexta-feira (22), às 13h, no Salão de Multiuso em Romelândia, o Seminário Meio Ambiente e a Água. A atividade também marca o lançamento do Projeto Rios na região, uma iniciativa que nasceu na Espanha, seguiu para Portugal e França, e chegou ao Brasil em 2017 a partir da união de diversos movimentos e entidades.
A palestra Meio Ambiente e Água inicia às 13h30 e aborda a situação dos rios e mananciais da região, bem como aponta ações que podem colaborar na preservação e na qualidade da água. Às 15h acontece o lançamento do Projeto Rios, seguida do plantio de árvores, envolvendo estudantes do município. A promoção é do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de Romelândia, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e da Saúde, além de diversos apoiadores locais.
O Dia do Rio é comemorado em todo mundo em 24 de novembro e a partir da Lei 13.748/2006 passou a ser uma data oficial no calendário catarinense de atividades voltadas ao meio ambiente. O objetivo é lembrar a importância da água para a humanidade, além de destacar a urgência de ações locais voltadas à preservação. Apesar de um regime de chuvas bem distribuído e de uma situação hídrica privilegiada, diversas regiões do Estado já sofrem as consequências da má gestão da água; atualmente 11 rios estão em situação de emergência e vários municípios enfrentam racionamento periódico.
Projeto Rios
Implementado na Espanha, França e Portugal há mais de uma década, o Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário da sociedade no diagnóstico, recuperação, preservação e fiscalização de trechos dos rios.
O presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), explica que o objetivo do projeto é mobilizar grupos, nas comunidades, para viabilizar estas ações em diversas regiões do Estado. “Temos problemas graves de poluição, e isso fica claro com a pequena quantidade de esgoto que é coletado e tratado no Estado. O envolvimento da população alcançou ótimos resultados em diversas regiões e esperamos avançar neste trabalho”, afirma o parlamentar, que é o autor da lei que criou o Dia do Rio em Santa Catarina.
Cada comunidade pode organizar atividades como visitas aos rios para coleta de amostras e avaliação das ameaças, formação de monitores, ações de limpeza e conservação, conscientização de crianças e jovens, entre outras propostas de atuação em favor do rio. Em muitos locais onde foi implementado já são observados avanços significativos em relação à qualidade da água, recuperação da mata ciliar e redução da poluição.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário