domingo, 28 de fevereiro de 2021

Atendimento Virtual de Segurança Contra Incêndio - conheça os canais de sua região



Fonte: CBMSC

Secretaria Municipal de Saúde reforça cuidados de prevenção a Covid-19


Em virtude do rápido aumento nos números de casos da doença em Tangará, a Secretaria de Saúde pede a população compreensão, calma e consciência. O momento exige que os cuidados sejam redobrados, saia de casa somente para o essencial, mantenha o distanciamento, use máscara e álcool gel.

Decretos foram publicados pelo Estado, Amarp e pelo município de Tangará, onde novas medidas foram estabelecidas para conter a propagação do vírus.

A população poderá esclarecer dúvidas através do telefone com WhatsApp (49) 99150-4278, além deste o Ministério da Saúde disponibilizou o telefone 136 para os cidadãos obterem mais informações sobre o coronavírus.

O Centro de Triagem continua atendendo anexo ao Hospital Municipal Frei Rogério, no antigo laboratório.

Os números de casos ativos, suspeitos e monitorados em Tangará, são divulgados pelo Facebook da Central de Triagem Covid-19.



Fonte: Jornalismo Tangará AM

Fiocruz aponta que carga viral de nova cepa da covid pode ser até 10 vezes maior

Uma pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia aponta que a carga viral da cepa P.1 do novo coronavírus, a variante reconhecida no Amazonas, pode ser até dez vezes maior quando comparada com outras cepas da doença.


A informação está disponível na plataforma Research Square, mas não foi oficialmente publicada. O artigo é assinado por 29 especialistas, com base em dados desenvolvidos entre março de 2020 e janeiro deste ano.

O estudo também identifica que, ao contrário das outras cepas, a carga viral da P.1 não varia de acordo com a idade. Além disso, não houve diferença na carga viral de homens e mulheres.

Números atualizados

Nas últimas 24 horas, entre esta sexta-feira (26) e sábado (27), o Brasil registrou mais 1.386 óbitos e 61.602 casos confirmados, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os dados permanecem apontando uma piora no quadro da pandemia no país.


Ao todo, a doença vitimou 254.211 pessoas, além de um total de 10.517.232 registros de infecções. O estado de São Paulo permanece como a unidade federativa com os maiores índices de mortes (59.428) e contaminações (2.037.267).

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS).

A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo.

A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Fonte: Brasil de Fato/
Com informações da Agência Brasil

Brasil à beira do colapso total do sistema de saúde, enquanto Bolsonaro espalha ‘fake news’ sobre máscaras



São Paulo – O Brasil registrou 1.337 mortos pela covid-19 nas últimas 24 horas. A semana se encaminha para ser a de maior número de vítimas do novo coronavírus desde o primeiro contágio no país, no final de fevereiro de 2020. O vírus segue com disseminação fora de controle levando o Brasil ao colapso do sistema de saúde. A média móvel diária de mortes, calculada em sete dias, está em seu patamar mais alto: 1.153.

Números da covid-19 no Brasil. Fonte: Conass


Em relação ao número de infectados, o Brasil soma 10.455.630, com acréscimo de 65.169 no último período. A curva epidemiológica de contágio mantém-se em nível mais elevado do que na primeira onda de impacto da covid-19, registrada entre junho e setembro. Enquanto isso o país permanece sem ações em âmbito federal para controle da doença. E também vacina em ritmo muito lento.

Curvas epidemiológicas médias de novos casos e mortes diárias. Fonte: Conass

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil chegou hoje (26) ao seu pior patamar. O Boletim Observatório Covid-19 revela que o país tem a maior ocupação de UTIs da história; mais de 80%. O percentual de leitos com pacientes passa dos 90% no Amazonas (94,6%), Ceará (92,2%), Paraná (91,9%), Rondônia (97,1%) e Santa Catarina (93,4%). Entre 80% e 90%, estão Acre (88,7%), Distrito Federal (87%), Goiás (89,2%), Pernambuco (85%), Rio Grande do Norte (81,4%), Rio Grande do Sul (83,6%) e Roraima (82,2%).


“A gravidade deste cenário não pode ser naturalizada e nem tratada como um novo normal. Mais do que nunca urge combinar medidas amplas e envolvendo todos os setores da sociedade e integradas nos diferentes níveis de governo”, afirma o boletim.


Mentiras e desinformação

No mesmo dia em que o país registrou mais mortos pela covid-19, chegando a mais de 251 mil óbitos, o presidente Jair Bolsonaro, em uma live, voltou a espalhar fake news e desinformação. Ele tratou uma pesquisa realizada na internet como se fosse um estudo de uma universidade alemã, para afirmar que máscaras fazem mal à saúde. A posição dele diverge do consenso mundial da comunidade científica. Diante disso, o presidente figurou durante o dia de hoje entre os assuntos mais comentados das redes sociais com a hashtag #BolsonaroGenocida.

Para o epidemiologista da Fiocruz Amazonas Jesem Orellana, o momento é de lamento e preocupação. “A Fiocruz reconhece que o sistema de saúde do Brasil encontra-se neste momento próximo ao colapso”, disse, em entrevista para o programa Bom pra Todos, da TVT. “Temos cada vez mais claro que se não afastarmos o presidente da República e seu ministro incompetente vamos seguir para o desconhecido. Não temos ideia do que vai acontecer. Estamos em um cenário trágico com semanas e semanas com a média móvel acima de mil e quebrando recorde de mortes diárias”, completou

O descontrole do surto no país e a realidade do número acentuado de vítimas e novos casos diários indica que o futuro próximo seguirá trágico. “As próximas semanas vão ser muito difíceis. Principalmente nas grandes metrópoles com o aumento significativo das internações hospitalares e ameaças de colapso. Seguindo o curso do histórico da doença, temos mais pelo menos umas três ou quatro semanas dramáticas. Se não implementarmos medidas de contenção teremos um prolongamento do drama por mais semanas e meses. Não sabemos aonde vamos parar”, disse Jesem.

Fonte: Rede Brasil Atual

Matriz de Risco aponta todas as regiões em estado gravíssimo

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (27) os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, todas as regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha). Em relação aos dados divulgados na semana passada, a região Carbonífera apresentou piora no cenário e foi reclassificada da situação Grave (cor laranja) para Gravíssimo.

Pela segunda semana consecutiva, a região Oeste registrou nota 4 (valor mais alto) em todos os quesitos avaliados pela matriz. A mesma situação foi verificada na região de Xanxerê. Pela primeira vez desde a criação da matriz, em julho de 2020, foram registradas duas regiões com notas 4 em todos os quesitos de avaliação.

No dia 26 de fevereiro, o estado alcançou a marca de 33.464 casos ativos. Na data da divulgação da última matriz, do dia 20 de fevereiro, eram 24.526 mil casos ativos. “Apresentamos um cenário de aceleração em todo o Estado, sem nenhum indicativo de estabilização neste momento”, explica a analista de dados Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde.




Fonte: Secom SC

Previsão do Tempo para este início de semana


 Segunda-feira (01/03):

Tempo: no Litoral e norte do estado, nebulosidade variável com pancadas de chuva, alternando com aberturas de sol. Ainda há condição para chuva mais persistente e volumosa, com totais elevados, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sol e pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite. Risco de temporais localizados à tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão no litoral do RS e baixa pressão próxima do litoral de SC, mantendo a circulação marítima no leste de SC.

Terça-feira (02/03):

Tempo: na Grande Florianópolis e norte de SC, nebulosidade variável com chuva especialmente no início e fim do dia, devido a circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens com pancadas de chuva na tarde e noite. Risco de temporais localizados à tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/03):

Tempo: sol em todas as regiões de SC. Na tarde e noite, pancadas de chuva com trovoadas e temporais localizados, devido a um cavado e aproximação de uma frente fria.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste asudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (04/03):

Tempo: na Grande Florianópolis e norte de SC, nebulosidade variável com chuva especialmente no início e fim do dia, devido a circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens com pancadas de chuva na tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste anordeste, fraco a moderado.


Fonte: Epagri/ciram

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Coronavírus em SC: Boletim Epidemiológico

 


Fonte: Secom SC

Sindicato Rural de Tangará promove mais um curso para emissão eletrônica de guias

O Sindicato Rural de Tangará, através de parceria com o Senar, promove mais um curso para emissão eletrônica de guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de guias de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem).

Um curso gratuito e de suma importância para os produtores. São apenas 10 vagas e a aula será nesta quinta-feira (25). Inscrições podem ser feitas no sindicato ou através dos fones: 3532 1517 e 49 9 99471717.


Fonte: Jornalismo Tangará AM
Foto: Divulgação

REGIÃO: Agricultores caçadorenses comemoram produção orgânica


No lote da família de Neomar Pinto Ribeiro, em Curitibanos, no Planalto Catarinense, o destaque da temporada é a colheita da uva. Entre fevereiro e março, aos poucos, o tom de vinho vai deixando as parreiras para chegar às mesas. “Este ano a estimativa de produção da uva é, mais ou menos, de quatro toneladas numa área de seis hectares. A uva, além do consumo, é destinada para elaboração de vinho, suco, vinagre e geleia. A comercialização se dá por meio da feira local e venda direta na propriedade e também pelo Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA”, explica o agricultor, que é assentado da reforma agrária e técnico em agropecuária e agroecologia.

Fonte: Diário Rio do Peixe

CORONAVÍRUS: Colapso nas UTIs avança para todas as regiões

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 passou dos 93% em todas as regiões do estado ontem pela manhã, com as cidades do Meio Oeste e região Serrana atingindo 100%. Os percentuais são válidos para os leitos intensivos adultos, conforme o mapa de ocupação hospitalar da secretaria Estadual de Saúde, representando 27 leitos vagos.

Para a região de Itajaí, o painel mostrava ocupação de 93,94% das UTIs, o que representava só seis leitos disponíveis entre os 99 ativos na Amfri. Considerando o total de leitos gerais existentes na região, incluindo os destinados pra outras doenças, a taxa se mantinha no mesmo patamar: 93,33%. O índice ficou perto da média estadual, de 94%, mostrando que o colapso nas UTIs avança também à nossa região.

No início da noite de ontem, o centro de covid de Balneário Camboriú tinha dois leitos vagos na UTI, com 93% de ocupação. No hospital da Unimed, 16 dos 18 leitos de UTI estavam ocupados mas, com a enfermaria cheia, a previsão era de a UTI voltar à lotação máxima. Em Itajaí, a ocupação segue em alta e atingiu 95,7% na UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen, restando apenas três leitos vagos dos 70 existentes.

Na terça-feira, o governo estadual anunciou a ampliação de 110 novos leitos de UTIs em oito cidades de três regiões de Santa Catarina. A Amfri não foi contemplada na distribuição, mesmo com a alta na ocupação. A prefeitura de Itajaí cobra a ampliação dos leitos de UTI no complexo Madre Teresa e mais leitos de enfermaria.

Fonte: Diarinho

Novo decreto desagradou secretários municipais de Saúde de SC: 'tímido demais'




Para os secretários municipais de saúde de Santa Catarina, o novo decreto que amplia as restrições no Estado a fim de frear o avanço do Coronavírus traz medidas "tímidas demais". No entendimento dos gestores, o momento pedia regras mais duras.

"Em razão da situação de calamidade em Saúde Pública este momento pede medidas mais restritivas e efetivas, muito mais justificadas que em qualquer outra época da pandemia", diz nota publicada pelo Conselho de Secretariais Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) nesta quinta-feira (25) e assinada pelo presidente da entidade, Manuel Del Olmo.

O texto ainda aponta que o estoque de insumos e a falta de profissionais justificam "medidas tão ou mais duras" do que as tomadas em março de 2020. "Limitar horários de proibição entre 0h e 6h é motivo de descrédito por parte da população, visto que inócuas e não se baseiam no ciclo vital do vírus", acrescenta o documento.

Fonte: RCN
Imagem: Pixabay

Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR desde quinta-feira (25)


Desde das 8h de quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet.

O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).
Assista na TV Brasil


Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas ontem (24) pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

Até esta sexta-feira (26), as empresas, os bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde estão obrigados a fornecer os comprovantes de rendimentos. O contribuinte, no entanto, pode adiantar o trabalho e juntar documentos como contracheques e recibos, no caso de rendimentos, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Fonte: Agência Brasil

Previsão do Tempo para este Final de Semana


 

Sexta-feira (26/02):

Tempo: no Litoral e norte do estado, nebulosidade variável com chuva isolada pela manhã e em forma de pancadas, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. No Meio-Oeste e Planalto Sul, sol e pancadas bem isoladas de chuva com trovoadas à tarde.
Temperatura: amena na faixa leste, com maior elevação no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil e baixa pressão no litoral de SP, favorecem a entrada de umidade (circulação marítima) no leste de SC.

Sábado (27/02):
Tempo: no Litoral e norte do estado, nebulosidade variável com chuva isolada pela manhã e em forma de pancadas, moderada a forte em alguns momentos, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Domingo (28/02):
Tempo: no Litoral e Vale do Itajaí, céu encoberto com chuva mais persistente, moderada a forte em alguns momentos, com totais mais elevados, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e início da noite.
Temperatura: mais amena no Litoral e áreas próximas, com maior elevação no interior do estado.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (01/03):
Tempo: sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite. Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Fonte: Epagri/Ciram

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Vacinação em SC: Estado recebe mais 59,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca


O Governo do Estado recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, mais um lote de vacinas contra o novo coronavírus. A remessa de 59,5 mil doses da Oxford-AstraZeneca chegou no aeroporto, em Florianópolis, por volta das 9h30 e foi transportada à Central Estadual de Rede de Frio, em São José. Com mais esse lote de vacinas, Estado dá continuidade à aplicação de doses em idosos acima de 85 anos, além dos demais grupos prioritários que já estavam sendo vacinados: trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados e população indígena.

“Anunciamos nesta semana o reforço da fiscalização, R$ 1 bilhão para medidas de enfrentamento à pandemia e agora temos a chegada de mais um lote de vacinas. Com todas essas ações e o apoio de todos os catarinenses, vamos conseguir conter o avanço da doença no estado”, reforça o governador Carlos Moisés.



O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, que está em Brasília nesta quarta-feira participando da assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), informou que o Estado atuará para efetuar, mais uma vez, a distribuição das vacinas às regionais em tempo recorde. "O Estado está fazendo sua parte garantindo que essa vacina chegue rapidamente aos municípios. Precisamos destacar que não podemos relaxar com os cuidados para evitar a proliferação do vírus", disse.



Estado recebeu mais de 357 mil doses

Até o momento, Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde (MS) um total de 357.640 doses de vacina contra Covid-19 em cinco remessas. Agora, o novo lote é preparado para ser distribuído às 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina.

“O Estado não tem medido esforços para garantir que as doses sejam entregues às regionais, e consequentemente, aos municípios, o quanto antes, para que possamos rapidamente avançar nas etapas de imunização do povo catarinense”, afirma Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.
Confira as remessas que chegaram ao estado:

18.01.2021 – 144.040 doses Butantan/Coronavac – Distribuído: (D1: 19/01 e D2: 02/02)
24.01.2021 – 47.500 doses Oxford/Astrazeneca - Distribuída (D1: 25/01)
25.01.2021 – 21.600 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 02/02 e D2: 19/02)
07.02.2021 – 85.000 doses Butantan/Coronavac - Distribuída – metade: 42.500 (D1: 08/02)
24.02.2021 – 59.500 doses Oxford/Astrazeneca

Fonte: Secom SC

SC ultrapassa marca de 7 mil óbitos por Covid-19


O Estado de Santa Catarina ultrapassou nesta terça-feira (23) a marca de 7 mil óbitos por Covid-19. O número foi alcançado com a adição de mais 56 mortes no boletim de informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Somente em fevereiro, já são mais de 617 óbitos pela doença. O total desde o início da pandemia é de 7.044.


Joinville lidera entre as cidades com maior número de mortes, com 694. Florianópolis (468), Itajaí (341), Blumenau (322), Criciúma (259), São José (244), e Lages (221) vem na sequência.

O boletim divulgado pela SES nesta terça aponta ainda que a ocupação total de leitos SUS de UTI no Estado está em 89,5%. Considerando apenas os leitos adultos, o percentual sobe para 92,8%.

As regiões com maior ocupação total são o Meio-Oeste e Serra (92,4%), Vale do Itajaí (91,3%), e Grande Oeste (90,1%). Além disso, o Estado bateu o recorde de casos ativos de 2021, com 29.489.

Para conter o avanço do doença, o governo do Estado anunciou nesta terça que reservará R$ 600 milhões para compra de vagas em leitos de UTI de unidades particulares de saúde e dedicará 500 policiais militares exclusivamente para fiscalização das medidas sanitárias.

Um decreto está foi construído em parceria com os municípios e prevê o fechamento de estabelecimentos não essenciais entre 0h e 6h, fechamento de casas noturnas e boates, proibição de venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis durante 0h e 6h, redução da ocupação limite para o transporte coletivo para 50%, e restrição das atividades de lazer para 25% da ocupação.

Fonte: Diário Rio do Peixe

STF decide que estados e municípios podem comprar vacinas Covid-19


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (23) que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19. A decisão foi proferida em uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A medida foi autorizada apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

Os ministros acompanharam voto proferido pelo relator, Ricardo Lewandowski. Segundo o ministro, todos os entes da Federação devem combater a pandemia.

“A Constituição outorgou a todos os entes federados a competência comum de cuidar da saúde, compreendida nela a adoção de quaisquer medidas que se mostrem necessárias para salvar vidas e garantir a higidez física das pessoas ameaçadas ou acometidas pela nova moléstia, incluindo-se nisso a disponibilização, por parte dos governos estaduais, distrital e municipais, de imunizantes diversos daqueles ofertados pela União, desde que aprovados pela Anvisa, caso aqueles se mostrem insuficientes ou sejam ofertados a destempo [fora de hora]", afirmou.

A votação ocorreu por meio eletrônico. Nessa modalidade, os ministros computam os votos de forma eletrônica, sem reunião presencial.

Fonte: Agência Brasil

MPF concorda que reajuste da energia elétrica foi abusivo

Foto: Imagem ilustrativa



O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina posicionou-se favoravelmente aos pedidos feitos pelo Procon-SC na ação civil pública proposta pelo órgão de defesa do consumidor contra o reajuste da tarifa de energia elétrica.

Para o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra, o Procon-SC tem razão ao alegar que houve ofensa ao devido processo legal na aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) da Resolução Homologatória nº 2.756, de 18 de agosto de 2020. Segundo a ação, a resolução, que autorizou o reajuste das tarifas de energia elétrica com efeito médio a ser percebido pelos consumidores de 8,14%, deveria ter sido precedida de audiência pública realizada pela ANEEL, o que não ocorreu.

Além disso, para o MPF, o Procon-SC está correto ao afirmar que o reajuste de 8,14% é abusivo, já que é muito superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses (até julho de 2020), que foi de 2,31%. Dessa forma, o reajuste autorizado corresponde a mais de 350% da inflação acumulada no período.

O MPF também considera necessário postergar o reajuste dos valores das tarifas, enquanto durar o período de enfrentamento da pandemia de Covid-19, como providência emergencial e de razoabilidade, bem como de garantia da dignidade da pessoa humana.

Para o procurador Carlos Augusto, "além do grave e excepcional problema de saúde pública, a pandemia atingiu grande massa de consumidores do serviço de energia elétrica, que se viu desempregada ou com perda de renda, razão pela qual não só o corte de luz por falta de pagamento, como também o reajuste da tarifa, nesse período, se mostram totalmente abusivos".


Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MPF

Eliminar gastos obrigatórios em saúde e educação é criminoso, afirma Padre Pedro sobre PEC 186

O deputado Padre Pedro Baldissera criticou, na sessão da terça-feira (23), na Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 186/2019), que deve ser votada nesta quinta-feira. O texto condiciona a criação de um auxílio emergencial inexpressivo a profundos cortes de direitos da população nas áreas de saúde e educação. Além disso, a ideia é acabar com a obrigatoriedade de reajuste do valor do salário mínimo e alterar a legislação do servidor público, incluindo a redução de até 25% nos salários.

“Propor o fim da obrigatoriedade dos limites mínimos de 25% para a educação e 12% para a saúde, permite toda a sorte de injustiças.” Para o deputado, com esta #PEC alcançaremos uma situação de completa insolvência social. “Já temos milhões de pessoas vivendo em estado de necessidade e o que veremos é o fim do estado de bem estar social para outras tantas. Extinguir gastos mínimos com educação e principalmente com saúde, em um momento de pandemia, é uma atitude criminosa.”

Ele lembrou que a Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos por 20 anos já foi uma medida que desestruturou os serviços básicos de toda a população. Para Padre Pedro, deveríamos estar debatendo com extrema urgência a ampliação de recursos para a compra de vacinas contra a #Covid19 para a recuperação da economia e uma renda mínima para a sobrevivência das famílias atingidas. “No entanto, estamos discutindo a redução de investimentos mínimos em áreas prioritárias”, criticou.

O parlamentar acrescentou que a PEC amplia as contradições que levaram a este momento de profunda crise, que já vitimou milhões em todo o mundo. Disse que nos últimos anos aumentou a concentração de renda dos mais ricos, que são percentuais pequenos, enquanto a expressiva maioria está cada vez mais pobre, ampliando a desigualdade social. “É preciso reverter este contexto. O momento exige atitude por parte dos agentes políticos, das instituições e de um esforço comum de todos e todas. Precisamos garantir o que é básico, os direitos mínimos e fundamentais da população."

Padre Pedro acompanha diversos municípios da região Oeste e Extremo Oeste, há duas semanas, auxiliando nos encaminhamentos relacionados ao aumento da população atingida pela pandemia e que, em vários locais, encontra dificuldade para o atendimento. “Quando vemos as famílias, os municípios, enfrentando inúmeras dificuldades e vidas sendo atingidas, é impossível aceitar uma proposta como essa”, aponta o parlamentar.


Fonte: https://www.padrepedro.com.br/

Tangará realiza Primeiro Campeonato de Xadrez Online


A Prefeitura de Tangará convida a todos os enxadristas do município para participar do Primeiro Campeonato misto de xadrez online. A administração salienta que todo o evento será de forma remota devido ao momento atual de pandemia que estamos enfrentando. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através dos seguintes números de telefone até a hora do congresso: 99155-9359 com Waldemor e 99115-1333 com Leandro.

O sistema de disputa será de seis rodadas com premiação em medalhas para os oito melhores colocados. O congresso será realizado dia 10 de março às 20hs online.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Previsão do Tempo para esta Quinta-feira


Quinta-feira (25/02):

Tempo: no Litoral e Vale do Itajaí, mais nuvens com chuva ocasional, moderada a forte em alguns momentos com totais elevados, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte.  Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, na tarde e início da noite.

Temperatura: mais amena no Litoral, com maior elevação em direção ao oeste.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil e cavado no litoral de SP, favorecem a entrada de umidade (circulação marítima) no litoral de SC.


Fonte: Epagri/Ciram

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

REGIÃO: Mãe e filha morrem por covid-19 em Caçador


Em Caçador, mãe e filha morreram vítimas da Covid-19, com poucas horas de diferença. A mãe, Iracema Sanches Castioni, de 72 anos, mais conhecida como “Neninha”, morreu às 18h30 do último sábado, dia 20.

E a filha, Maria Madalena, de 53 anos, conhecida como “Mada”, faleceu pouco tempo depois, às 23h40.

Ambas eram moradoras do bairro Gioppo e estavam internadas no Hospital Maicé. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte das duas e fizeram homenagens.

O velório aconteceu na tarde deste domingo, dia 21, restrito aos familiares.

Fonte: Diário Rio do Peixe

Justiça mantém condenação de casal que torturou bebê em Tangará


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a decisão do juiz Flávio Luis Dell’ Antônio da Comarca de Tangará, que condenou um casal por torturar um bebê no interior do município.

O caso ocorreu no início de 2014, quando o menino, apenas com três meses de vida, começou a ser espancado pelos pais. De acordo com a denúncia, o bebê sofria constantes castigos, sendo que em uma ocasião foi atirado no sofá pela mãe por estar chorando. Ele caiu no chão e não conseguiu mais movimentar a perna esquerda. Em outro momento, o bebê foi arremessado contra a parede pelo pai. Os fatos foram presenciados pela irmã, na época com 3 anos.

As agressões começaram a ser investigadas depois que uma agente de saúde visitou a família. Ela estranhou uma mancha roxa na bochecha do bebê. Passados alguns dias, a servidora encontrou a mulher na rua e percebeu que o menino, que chorava constantemente, apresentava manchas na orelha, mãos e nos pés. A mãe disse apenas que a criança chorava demais e que não sabia o que ela tinha.

O Conselho Tutelar foi informado e, com a Assistência Social orientou os pais a levar a criança consultar. No entanto, nada de anormal foi apurado pelos médicos que atendem em Tangará. O bebê foi então encaminhado a um hospital em Florianópolis, pois suspeitavam de um câncer no fêmur.

Naquela unidade, o médico constatou através de radiografia a fratura com deslocamento de fêmur e fratura de costela. Ele internou a criança e pediu auxílio da Assistência Social e Conselho Tutelar, pois as fraturas não eram comuns, e tampouco poderiam ser ocasionadas por quedas. Após um exame Raio X, mais uma fratura foi localizada, na tíbia.

A mãe alegou que poderia ter segurado o bebê com muita força para ele não cair, mas depois afirmou que a criança havia caído na banheira.

Diante das evidências de maus-tratos, a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso e ouviu a irmã do menino, que relatou as agressões. O Ministério Público ofereceu denúncia contra os pais.

A genitora assumiu a autoria das agressões, mas as provas evidenciaram que as fraturas também foram provocadas pelo pai, provavelmente motivado pela desconfiança de que o menino era fruto de um relacionamento extraconjugal da esposa. O homem negou as agressões e disse que o fato de a mulher ter tido outro relacionamento não influenciava.

Em janeiro de 2017, o juiz Flávio Luís Dell’ Antônio julgou procedente a acusação, pois entendeu que havia materialidade comprovada por meio do Boletim de Ocorrência, laudo pericial e farta prova testemunhal. O casal perdeu a guarda das crianças, que foram acolhidas no Patronato Anjo da Guarda de Catanduvas.

A mulher alegou problemas mentais e o laudo apontou que ela era parcialmente incapaz de entender o caráter ilícito do ato que cometeu, por isso teve a pena diminuída, e também pelo atenuante de menoridade e da confissão espontânea. Ela foi condenada a quatro anos, nove meses e cinco dias de reclusão, em regime semiaberto. O homem a pena de 10 anos, dois meses e quinze dias de reclusão, em regime inicial fechado.

Apesar da gravidade dos fatos e das penas impostas, os réus tiveram o direito de recorrer em liberdade, pois responderam a todo o processo solto.

Eles pediram a absolvição, alegando que não haviam provas robustas, apenas baseadas no depoimento de uma criança. Também requisitaram o benefício da justiça gratuita e o restabelecimento do poder familiar. Porém, a Quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina reconheceu que a sentença não merecia reparo.

Fonte: Caco da Rosa

Fraiburguense precisa de sua colaboração para fazer cirurgia para retirada de bolsa de colostomia




O fraiburguense Carlos Rodrigues foi vítima de uma doença rara, a Síndrome de Fournier, caracterizada por uma infecção grave dos tecidos moles, de origem não totalmente esclarecida, que pode acomete os planos profundos do períneo e abdômen e ainda se estender à raiz da coxa.

Por isso, precisou colocar uma bolsa de colostomia, Carlos deveria ficar apenas 06 (seis) meses com a referida bolsa, porém já faz quase 03 (três) anos, e ele não consegue fazer a cirurgia pelo SUS para retirada da mesma.

O procedimento cirúrgico estava agendado, porém o SUS cancelou, alegando que Rodrigues não corre "risco de vida", devido a isso, ele voltou para fila única do SUS, porém, de acordo com familiares pode demorar até 05 (cinco) anos para ser realizada.

Conforme publicação que circula em redes sociais virtuais, em função da bolsa de colostomia, ele não consegue trabalhar fichado, pois, as empresa não o contratam nessas condições, ele trabalha por dia quando consegue. A família paga aluguel, e tem 03 (três) filhos, sendo uma menina de 12 anos, um guri de 08 anos e um bebê de 8 meses.

Para realizar a cirurgia na rede particular, familiares e amigos estão organizando duas ações para arrecadar R$ 30.000,00 (trinta mil reais).


Ação Solidária Entre Amigos


Uma Ação Entre Amigos, com contribuições espontâneas de apenas R$ 2,00 e a cada número adquirido, além de ser solidária a pessoa concorre a uma moto (primeiro prêmio) e a uma bicicleta (segundo primeiro), o sorteio será no dia 12 de abril (conforme arte acima).

A segunda ação, para mobilização de recursos financeiros trata-se de uma Vaquinha Online, para doações de qualquer valor. Acesse a Vaquinha Online, CLICANDO AQUI seja solidário/a!

Fonte: Esportes em Debate

Suspensão de prova de vida vai até abril, diz presidente do INSS

A obrigatoriedade da prova de vida anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguirá suspensa até o fim de abril, disse hoje (23) o presidente do instituto, Leonardo Rolim.

“A partir de maio, volta a ser obrigatório”, afirmou Rolim, que participou nesta segunda de uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.

A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham seus benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia de covid-19. A suspensão vem sendo prorrogada desde então.

Antes do anúncio desta terça-feira (23), um decreto publicado em 20 de janeiro havia prorrogado a suspensão da obrigatoriedade até fevereiro. Segundo Rolim, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida no ano passado, sem que tivessem seus benefícios bloqueados.


Prova de vida digital

Na transmissão desta terça, foi anunciada a ampliação de um projeto piloto que permite a 5,3 milhões de beneficiários realizarem o procedimento por meio digital. O serviço está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS.

Apesar da suspensão da obrigatoriedade ter sido novamente prorrogada, o INSS incentiva que os beneficiários regularizem a situação o quanto antes.

Veja abaixo o vídeo divulgado pelo órgão com um passo a passo para fazer a prova de vida digital.

Fonte: Agência Brasil

INSS amplia prova de vida digital para 5,3 milhões de beneficiários


O governo ampliou hoje (23) para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto e vem sendo expandido desde então.

Para realizar a biometria facial, são usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado, no momento, somente para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor, informou o INSS.

A prova de vida digital está disponível no aplicativo MeuGov.br, que concentra em um login único diversos serviços do governo. A ferramenta pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android ou iOS.

O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser visto no YouTube. O resultado da validação facial pode depois ser consultado no aplicativo Meu INSS.


Mais acessível

O INSS já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis nesta etapa da prova de vida digital. O número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado, segundo o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

“Estamos muito confiantes de que a maior parte da população vai conseguir fazer essa prova de vida de uma maneira simplificada e acessível”, disse Rolim nesta terça-feira (23), em uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.

Desde março do ano passado, a exigência da prova de vida anual para o recebimento de benefícios está suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus, que dificultou a realização do procedimento presencialmente. A suspensão da obrigatoriedade vem sendo prorrogada desde então.

A previsão do governo é de que a prova de vida, procedimento que tem como objetivo evitar fraudes no pagamento de benefícios, volte a ser obrigatória a partir de maio. Os aposentados e pensionistas, entretanto, são incentivados a já se regularizar.

Para o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a prova de vida por meio digital facilita o acesso sem prejudicar o controle. “Temos que fazer o controle, até para garantir que estamos pagando corretamente, mas esse controle tem que ser o mais leve, o mais fluído possível”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Previsão do Tempo para esta Quarta-feira


 

Quarta-feira (24/02):

Tempo: sol com poucas nuvens na maior parte de SC, com chuva fraca no início do dia no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. À tarde pancadas localizadas de chuva em todas as regiões.

Temperatura: amena ao amanhecer e em elevação no decorrer do dia.

Vento: sudeste, com variações de leste no litoral Norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: sistema de alta pressão no Sul do Brasil, com formação de áreas de instabilidade devido ao calor da tarde em SC.

Fonte: Epagri/Ciram