Uma cobra-coral foi encontrada no quintal de uma casa na cidade de Campos Novos, no Oeste catarinense, na manhã de domingo (21). Os bombeiros militares foram chamados para capturar o animal e o soltaram na mata.
A ocorrência foi atendida por volta das 9h25, na Rua João Petry. A serpente estava escondida no canto de uma parede, próximo de uma área usada pelos animais domésticos da família. Ninguém se feriu.
O biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Selvino Neckel de Oliveira, analisou a foto e disse que se trata de coral-verdadeira. Apesar de não serem violentas, elas são venenosa e comum em Santa Catarina.
Animal estava no quintal de casa, próximo a uma área em que animais domésticos família ficam — Foto: Corpo de Bombeiros
As corais-verdadeiras pertencem à família Elapidae. Os sintomas mais comuns após a picada desses animais são: dificuldade em abrir os olhos, dificuldade em engolir, visão turva, falta de ar e insuficiência respiratória aguda.
Onde ligar
Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
Fonte: G1 SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário