A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 passou dos 93% em todas as regiões do estado ontem pela manhã, com as cidades do Meio Oeste e região Serrana atingindo 100%. Os percentuais são válidos para os leitos intensivos adultos, conforme o mapa de ocupação hospitalar da secretaria Estadual de Saúde, representando 27 leitos vagos.
Para a região de Itajaí, o painel mostrava ocupação de 93,94% das UTIs, o que representava só seis leitos disponíveis entre os 99 ativos na Amfri. Considerando o total de leitos gerais existentes na região, incluindo os destinados pra outras doenças, a taxa se mantinha no mesmo patamar: 93,33%. O índice ficou perto da média estadual, de 94%, mostrando que o colapso nas UTIs avança também à nossa região.
No início da noite de ontem, o centro de covid de Balneário Camboriú tinha dois leitos vagos na UTI, com 93% de ocupação. No hospital da Unimed, 16 dos 18 leitos de UTI estavam ocupados mas, com a enfermaria cheia, a previsão era de a UTI voltar à lotação máxima. Em Itajaí, a ocupação segue em alta e atingiu 95,7% na UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen, restando apenas três leitos vagos dos 70 existentes.
Na terça-feira, o governo estadual anunciou a ampliação de 110 novos leitos de UTIs em oito cidades de três regiões de Santa Catarina. A Amfri não foi contemplada na distribuição, mesmo com a alta na ocupação. A prefeitura de Itajaí cobra a ampliação dos leitos de UTI no complexo Madre Teresa e mais leitos de enfermaria.
Fonte: Diarinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário