terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Curto-circuito provoca apagão em Herval, Luzerna e Ibicaré

 

Curto-circuito provoca apagão em Herval, Luzerna e Ibicaré
Foto:Imagem ilustrativa (Internet)

Um curto-circuito trifásico na média tensão causou um apagão no final da manhã desta terça-feira (9) em Herval d´Oeste, Luzerna e Ibicaré. A queda de energia elétrica teve início por volta das 10h48min, após um forte estrondo.

A gerente do Núcleo Meio Oeste da Celesc, Silvia Hafner Pozzobon, informou que o curto provocou um balanço nos condutores da rede, que atuaram na proteção do sistema elétrico, desenergizando os dois alimentadores que atendem os municípios de Herval d´Oeste, Luzerna e Ibicaré. “O curto-circuito de corrente elevada (fuga alta) gera um ‘tranco’ nos cabos da rede, por isso eles balançam. Essa mesma corrente elevada é que sensibiliza os equipamentos de proteção, que desligam a rede para evitar danos maiores”, explicou.

A Celesc recebeu informações de terceiros de que um caminhão caçamba havia enroscado na rede elétrica no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Herval d´Oeste. “Neste ponto os condutores encontravam-se emaranhados. Após inspeção dos circuitos/rede elétrica, através de três equipes de emergência, outros defeitos não foram localizados no sistema elétrico, voltando então à normalidade operacional. A inspeção dos circuitos é necessária para a segurança das pessoas e do sistema elétrico, sendo um passo fundamental na recomposição”, concluiu a gente da Celesc.

Unidades consumidoras afetadas:

Das 10h48 às 11h11min: 14.747 unidades (Herval d´Oeste, Luzerna e Ibicaré);

Das 11h11 às 11h21min: 12.643 unidades (Parte do município de Herval d´Oeste e municípios de Luzerna e Ibicaré);

Das 11h22 às 12h20min: 6173 unidades (Parte município de Herval d´Oeste);

Das 12h20 às 12h35min: 2268 unidades (Parte município de Herval d´Oeste).

Fonte: Caco da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário