terça-feira, 31 de julho de 2012

Caminhoneiros prolongam greve nacional contra resoluções da ANTT


O Movimento União Brasil Caminhoneiro promove desde o último dia 25 uma greve nacional da categoria. Os trabalhadores protestam contra regulamentos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) que, segundo eles, prejudicam os caminhoneiros. De acordo com informações do movimento, em diversos estados vêm ocorrendo paralisações e protestos, como bloqueio de rodovias.
Uma das manifestações ocorre na Via Dutra, no sul do estado do Rio de Janeiro, que gerou engarrafamentos na altura de Barra Mansa; outro no interior do Paraná, na cidade de Moreira Sales.
Os trabalhadores apontam dois problemas principais que motivaram a greve. O primeiro é em relação ao valor do frete, que foi afetado por alteração da ANTT na Lei nº 11442/07, o que possibilitou a entrada de mais de 600 mil veículos de cargas, de todas as especialidades, no setor. Isso provocou uma queda no valor do frete e uma precarização ainda maior da profissão.
O outro problema é o cartão-frete instituído pela ANTT. Ele proíbe os caminhoneiros de receber pagamentos em dinheiro ou cheque, sendo obrigatório o depósito em conta bancária ou em créditos a serem inseridos em um cartão eletrônico.
A paralisação segue por tempo indeterminado, até que a ANTT suspenda as determinações.

fonte: Radioagência NP, Vivian Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário