quinta-feira, 26 de julho de 2012

MAIS DE 1.900 EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS FORMALIZADOS EM CHAPECÓ

Atualmente, Chapecó contabiliza 1.952 Empreendedores Individuais. Na região de abrangência da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, mais de 7 mil microempresários fazem parte dos trabalhadores que deixaram de informalidade desde 2009, quando foi implantada a categoria. A Semana do Empreendedor Individual, realizada no mês de julho, representou um estímulo a mais na busca por informações e, consequentemente, a formalização.
"Além de realizar o cadastro, conversamos comprofissionais de diversos segmentos com interesse de conhecer os benefícios de sair da informalidade. Com isso, prospectamos um grande número de pessoas que pretendem legalizar seus negócios. Nossa meta até o fim deste ano é legalizar 2.319 empreendimentos", salienta o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara informa que o Estado contabiliza mais de 89 mil empreendedores individuais. “Esse índice expressivo de formalizações deve-se ao fato de que os trabalhadores compreenderam que a iniciativa traz benefícios significativos".
A tendência, segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, é que esses números cresçam ainda mais à medida que os municípios implementarem a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. "Nossa meta é que mais de 1,5% da população do oeste esteja formalizada até 2013. A regularizaçào é um passo estratégico ao fortalecimento dos negócios, já que amplia as oportunidades de mercado". finaliza.
O trabalhador autônomo Gelson Dazzi, 54 anos, conheceu as ações da Semana do Empreendedor Individual através de informações publicadas na imprensa e decidiu procurar a tenda na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó. Vendedor de artesanato (cuias, facas, linha de brindes institucionais, bonés e camisas) há 12 anos, o trabalhador atua de porta em porta na região oeste e norte do Rio Grande do Sul.Dazzi atua que trabalha desde os 13 anos por conta própria. “Trabalhei como funcionário apenas seis meses da minha vida, mas senti sem liberdade para tomar decisões.  Pretendo formalizar meu negócio em função dos benefícios, principlmente CNPJ, recolhimento de INSS e a facilidade no acesso ao crédito. Achei muito interessante a linha de Créddo oferecida através do Juro Zero", destacou.

foto: Enio Albérto Parmeggiani, coordenador regional oeste do Sebrae/SC
Márcio  Antônio ela, de Xaxim, também procurou a barraca do Sebrae/SC em Chapecó. Vendedor de alimentos, ele atua com carteira assinada, mas precisa registrar empresa para fornecer notas aos clientes. "A ideia vem de alguns anos, mas agora pretendo formalizar meu empreendimento o mais rápido possível. Os benefícios como acesso ao crédito e CNPJ são fundamentais para a expansão dos negócios", destacou.
O Programa Empreendedor Individual foi lançado em julho de 2009 com o objetivo de permitir a legalização da atividade dos profissionais que trabalham por conta própria, e que estejam ligadosàs atividades relacionadas ao comércio, indústria ou serviço. A formalização beneficia os trabalhadores autônomos que faturam até 60 mil anuais.
Ortigara destaca que o Sebrae oferece diariamante atendimento especial adaptado à realidade de cada empreendedor. Neste ano, foram aprimorados os treinamentos, consultorias e orientações destinadas a esses empreendedores que se destacam por serem os que mais cumprem as obrigaçoes empresariais como pagamento das guais em dia e entrega de declaração de IR. "A intenção é chegar ao final do ano de 2012 com mais de 100.000 empreendedores formalizados em Santa Catarina", salienta consultora técnica da Diretoria de Administração Financeira e de Políticas do Sebrae/SC Kátia Regina Rausch.
                                                                      (fonte: MB Comunicação)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário