terça-feira, 28 de maio de 2019

Videira tem dois casos de dengue contraídos fora do município




A Vigilância Epidemiológica de Videira registrou durante o mês de maio dois casos de dengue no município. Em ambos, a doença não foi contraída no município, porém toda a investigação clínica e assistência médica foi prestada aos pacientes, que se recuperam da doença. Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e que, caso não seja tratada, pode levar à morte.

De acordo com a enfermeira da Secretária de Saúde, Ana Paula Palmeira, assim que constatada a suspeita dos casos, os pacientes foram submetidos a exames que confirmaram a presença do vírus. Para evitar a ocorrência de novos casos e para saber se a contaminação ocorreu no município, foi realizada uma investigação epidemiológica, que monitora os locais em que a pessoa esteve, bem como realiza uma varredura nas imediações das residências, neste caso, sem que os focos do mosquito fossem localizados.

A enfermeira explica ainda que é importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da doença, que podem ser confundidos com os da gripe. “Além da dor no corpo, da febre alta e do cansaço, um sinal característico da dengue é a dor atrás dos olhos. Em caso de suspeita, é preciso procurar imediatamente uma unidade básica de saúde, para exames e tratamento”, alerta.

Ana relata ainda que, na semana passada, foi localizado em Videira um foco do mosquito em uma das armadilhas espalhadas pelos bairros e interior. Apesar de ser um local isolado, para que não ocorra risco de proliferação, foi realizado rastreamento e varredura nas áreas próximas, eliminando possíveis focos. 

Videira nunca registrou casos da doença adquiridos no município. A Secretária de Saúde realiza campanhas constantemente, a fim de orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar que o mosquito transmissor se prolifere. Mas para que o município continue livre da doença, a contribuição da população é fundamental. “A maioria dos focos é encontrada em ambientes domésticos. Evitar os focos é melhor maneira de prevenir”, completa.



DICAS PARA EVITAR A DENGUE

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros - Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho. - Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto; - Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos - Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário