domingo, 13 de outubro de 2019

CAMPOS NOVOS: Cucas da Romaria: Patrimônio histórico gastronômico do município



No ano de 1992, alguns voluntários da Paróquia São João Batista começavam os trabalhos para a fabricação de cucas, com o intuito de utilizar os recursos para ajudar as pessoas necessitadas, cumprindo assim, o trabalho social da Igreja. Coordenados na época pelas irmãs Colla, o grupo de voluntários iniciou a produção de forma humilde e singela, com a comercialização de 11 cucas.
Nem de longe imaginavam que esta ação voluntária conquistaria o paladar dos camponovenses e de moradores da região, que esperam ansiosamente a produção das cucas e pães, ação que foi crescendo com o passar dos anos, podendo ser considerada atualmente como um patrimônio histórico gastronômico do município.
Nesta semana alusiva à programação da 42ª Romaria de Aparecida em Campos Novos, 70 voluntários, homens e mulheres de todos os bairros da cidade trabalharam incessantemente, dia e noite para a produção de aproximadamente 3500 cucas e 400 pães. Conforme explicou uma das voluntárias, Senhora Maria do Carmo, além de farinha, ovos, manteiga, azeite e outros ingredientes, é preciso um toque especial de amor para que o resultado seja ainda mais gostoso.
“O nosso segredo é muito amor, carinho e fé. Esse é o nosso diferencial. Há 25 anos eu trabalho como voluntária e isso é gratificante, porque o retorno beneficia muitas pessoas. Uma vez auxiliamos uma família que perdeu sua casa após um incêndio, hoje alguns membros dessa família também são voluntários. Esse é o momento de estarmos aqui para agradecer. O trabalho é cansativo, mas aqui estamos entre amigos e nos divertimos com o trabalho”, relatou.
Assim é que se concretiza um trabalho voluntário, muitas mãos na massa, regado com a alegria de servir não só cucas e bolos, mas também amor, devoção, acolhida e muita dedicação. 

Fonte: Assessoria de Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário