domingo, 13 de outubro de 2019

Importância da castração de cães e gatos


É importante que as pessoas se conscientizem que a reprodução animal não é uma decisão a ser tomada por impulso.
É preciso ter em mente que o animal é um ser vivo; e, como tal, tem sentimentos e, assim como nós, sente fome, frio, medo, dor, saudades e sabe retribuir carinho. Por isso, colocar uma vida no mundo é uma decisão muito séria.
Deve-se estar ciente que o cão ou o gato, vive, em média, 15 anos, geram gastos mensais com alimentação e cuidados de saúde (veterinário, vacinas, remédios), precisam de carinho, amor, atenção, precisam ser educados e alimentados, ou seja, necessitam de dedicação e tempo disponível para que se tornem ótimos companheiros.
A decisão de castrar o cão ou gato previne o aparecimento de várias doenças e mantém a guarda responsável, devendo ser assunto de interesse de todos os proprietários de cães e gatos.
Existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente. Além de impedir ninhadas indesejadas, a castração também traz outros benefícios para o animal e seu responsável:
• A castração precoce das fêmeas, ou seja, antes do primeiro cio, reduz em até 95% as chances de o animal apresentar tumor de mama na fase adulta, já que é um tipo de tumor hormônio dependente (hormônio produzido pelos ovários). Nos machos, a castração previne doenças como o tumor de próstata ou de testículo.
• Previne o aparecimento de piometra (doença causada pelo acúmulo de pus dentro do útero, que se não tratada a tempo, pode levar a fêmea à morte); metrite, tumor de ovário e útero; TVT (tumor venéreo transmissível); e pseudociese (gravidez psicológica).
• A fêmea não entrará mais no cio e com isso não vai atrair os machos.
• Evita a ocorrência de gravidez indesejada e consequente abandono de ninhadas
• Se realizada durante a juventude, evita/diminui hábitos inconvenientes, como a demarcação de território com urina.
• Evita brigas por dominância e disputa por território, em locais onde convivem vários animais.
• Evita fugas de machos de casa atrás de fêmeas no cio e consequentes brigas, atropelamentos, envenenamentos, bem como contágio com algumas doenças infecciosas transmitidas pela saliva (mordida).
Fonte: Jornal Vitoria/Imagem:Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário