quinta-feira, 25 de março de 2021

Mortes pela covid-19 entre jovens aumentam 40% no ano


São Paulo – O relaxamento das medidas de distanciamento social no estado de São Paulo fez aumentar a contaminação e a morte pela covid-19 em jovens e jovens adultos. Segundo dados da Fundação Seade, vinculada ao governo paulista, a taxa de óbitos entre pessoas de 20 a 59 anos subiu 40% desde o começo de janeiro. No início do ano, eram 20 mortes nessa faixa etária a cada 100 óbitos. Mas, agora, a proporção já aumentou para 28. O maior volume de infectados ocorre em um momento complicado, em que há muitos casos e poucos leitos de UTI. E festas clandestinas a todo momento são flagradas e denunciadas.

No começo de março, após o aumento no número de internações, o governador João Doria (PSDB) colocou o estado na fase vermelha do Plano São Paulo, o que restringiu atividades comerciais não-essenciais por 15 dias para impedir maior circulação do vírus. Porém, grandes aglomerações continuam acontecendo. No último dia 17, a Polícia Civil fechou uma casa de eventos na região da Freguesia do Ó, zona norte da capital, que funcionava clandestinamente.

A Secretaria estadual de Segurança Pública divulga que, desde o dia 26 de fevereiro, 619 festas clandestinas foram interrompidas em São Paulo. Quem mora perto de bares e casas de eventos, como o trabalhador autônomo Igor Perez, se preocupa com a disseminação do vírus. Segundo ele, esses estabelecimentos continuam funcionando mesmo com as restrições do plano São Paulo. Morador da região da Freguesia do Ó, por dividir o lar com os avós, ele teme trazer o vírus para dentro de casa e colocar em risco a saúde dos idosos por irresponsabilidade dos outros.

Fonte: RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário