quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Previsão do tempo para os próximos 3 meses - Verão e início de outono típicos em Santa Catarina


A previsão de dos modelos climáticos apontam para chuva próxima à média climática em SC, neste próximo trimestre. Com isto, é esperado que o volume de chuva seja maior no mês de fevereiro em relação aos dois meses seguintes, com a chuva ainda ocorrendo de acordo com o regime de verão (pancadas à tarde e à noite
Destaque: no verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania em períodos curtos. Nesta época do ano é comum também a ocorrência de ciclones que causam chuva e ventos fortes na região. Por isso, ressalta-se aimportância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200 mm. Em março diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com maior frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em SC, e a média mensal varia de 100 a 200 mm, no Estado. Em Abril, as frentes frias continuam mais frequentes, sendo os principais sistemas responsáveis pela chuva no Estado.

Temperatura:

No trimestre, a previsão é temperatura próxima da média climática em SC, verão e início de outono típicos, com dias quentes e úmidos mais frequentes em fevereiro e início de março. A partir da segunda quinzena de março e em abril, são esperadas quedas de temperatura mais frequentes associadas às massas de ar frio.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):
Em dezembro e janeiro, as anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) ficaram em torno de - 0,5°C no Pacífico Equatorial (Figuras 1 e 2), indicando La Niña de fraca intensidade. Além disso, as variáveis atmosféricas foram consistentes com a característica do fenômeno. Para o próximo trimestre (Fevereiro-Março-Abril) a previsão é de enfraquecimento do fenômeno La Niña, passando à condição de neutralidade.


Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico,em dezembro de2016.

Figura 2 - Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 22 a 28/01/2017.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marcelo Martins(Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, ALERTABLU e UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário