terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Chuvas dos últimos dias normalizaram situação do Rio do Peixe

Foto:Rio do Peixe, entre Joaçaba e Herval d´Oeste

As chuvas dos últimos dias normalizaram o nível do Rio do Peixe, entre Joaçaba e Herval d´Oeste. A informação foi confirmada pela diretora-presidente do Simae, Patricia Callegari Warken. De acordo com ela, choveu 57mm da última sexta-feira (27) até às 7h desta segunda-feira (30).

Com a normalização, está sendo liberado o uso da água para as atividades que estavam proibidas no decreto de estiagem (assinado no início de novembro em Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna), como o abastecimento e substituição de piscinas, irrigação de plantas, lavagem de imóveis, fachadas, calçadas, pisos, muros e telhados, lavagem de veículos com utilização de mangueiras ou utilização de lava jatos de uso doméstico.

Conforme a diretora-presidente, nos dias críticos da estiagem o nível do rio, no ponto de captação da estação de tratamento, estava com 50 a 55 cm de lâmina d'água. Agora está com 1 metro e 12 centímetros. Antes da estiagem a média ficava em torno de 1 metro e 10 centímetros.

Previsão climática para o trimestre

A previsão climática para o trimestre de verão (dezembro, janeiro e fevereiro) é de retorno da chuva em Santa Catarina. A precipitação esperada é de valores próximos a ligeiramente acima da média para o período, destacando-se o Litoral catarinense.

Neste trimestre, segundo a climatologia, há ocorrências de temporais associados principalmente a chuva intensa, que devido ao acumulado em curto espaço de tempo provoca alagamentos, enxurradas e deslizamentos. A chuva ainda pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Entre janeiro e fevereiro, principalmente, são esperados eventos mais frequentes de circulação marítima, que provocam chuva persistente e muitas vezes volumosa no Litoral e áreas próximas.

Fonte: Caco da Rosa




Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário