Lideranças do Conselho das Entidades, compostos por nove entidades dos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, foram recebidas na tarde da segunda-feira (15 de maio) pela prefeita Claudete Gueller Matias e pelo vice-prefeito Julio Santos, no auditório do Paço Municipal.
O encontro serviu para que as lideranças comunitárias entregassem à Prefeita um projeto de mobilização de recursos financeiros e apoio logístico da Administração Municipal para a realização da Festa Julina do bairro São Miguel, programada para os dias 7, 8 e 9 de julho.
O apoio logístico inclui a disponibilização de Ambulância com equipe médica nos três dias de festa; Apresentações culturais do departamento de cultura; Empréstimo de decoração do departamento de cultura, como aconteceu ano passado; Empréstimo do palco do departamento de cultura; Serviço de guardas do patrimônio público para a segurança da festa; Serviço de ajardinamento ao redor do pavilhão e terreno usado para estacionamento, por exemplo. Já o apoio financeiro, no valor de R$ 18.442,00, diz respeito a um investimento em melhorias da iluminação externa, pagamento de um show, aluguel de equipamento de som, aquisição de pedras britas.
As justificativas e o detalhamento do apoio logístico e financeiro pedido constam no documento entregue à prefeita e ao vice. O apoio logístico e financeiro pedido à prefeitura representa apenas uma parte dos esforços para que o evento programado possa ser realizado. Na edição do ano passado, por exemplo, foram precisos um pouco mais de R$ R$ 24.800,00 para a realização da Festa Julina do São Miguel.
O encontro ainda serviu para que o Conselho de Entidades, em atividade há mais de um ano, fosse apresentado à mandatária a ao seu vice, conforme destacou o educador popular Jilson Carlos Souza em sua fala e em momento de auto apresentação das lideranças e autoridades.
O que disseram as lideranças
As lideranças presentes ao encontro disseram à prefeita da importância da Festa Julina para os moradores dos três bairros envolvidos e do apoio de que necessitam para realizarem o evento, que neste ano entrará em sua segunda edição.
“Este ano nosso bairro está completando 25 anos. A gente gostaria que este ano ficasse marcado para a nossa história”, disse em mensagem dirigida à prefeitura Adão da Rosa, morador do São Miguel e membro da Pastoral Familiar.
“A festa é também uma forma da gente aproximar as pessoas. Além disso, todo o trabalho realizado vai refletir para o bem de toda a comunidade”, acrescentou Alindro de Oliveira, em alusão ao fato de que todo o dinheiro arrecado ou o lucro conseguido com a Festa tem como destino o investimento em ações realizadas pelas entidades membros do Conselho em seus respectivos bairros.
Além de Adão da Rosa, Alindro de Oliveira, Jilson Carlos Souza, Inês Maria da Rosa e Beloni de Morais também se manifestaram no encontro, destacando o quão complexo é fazer a Festa Julina proposta, à oportunidade que a iniciativa desperta em seus organizadores o aprendizado e o estímulo da solidariedade uns para com os outros.
O que a prefeita disse
Às lideranças comunitárias, Claudete disse de seu desejo de fazer cumprir todos os pedidos. “Muitas coisas dá pra ser feita”, disse sem especificar. “Outras, depende de lei, de um processo”. “Tem coisas que tem que ver a forma legal”, argumentou em outra passagem de sua fala.
Ao final, Claudete disse que precisava analisar o documento e a carta de intenções recebida e prometeu dar uma resposta aos representantes do Conselho de Entidades até a manhã de quinta-feira (18 de maio).
Participantes de encontro perfilados, ao fim de conversa. (Foto: Jornal Caboclo)
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Fonte: JORNAL CABOCLO
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