Na última sexta-feira (03), foi realizado em Tangará o Seminário da Cadeia Produtiva da Uva, com o intuito de debater sobre um programa estadual de incentivo a implantação de novos vinhedos, e projeto de lei que permite a comercialização do vinho colonial, assessorados por Athos de Almeida Lopes Filho diretor de Cooperativismo e Agro Negocio da Secretaria de Agricultura e Pesca do estado de Santa Catarina, e do deputado Padre Pedro Baldissera que apresentou o projeto de lei na Assembleia Legislativa.
O prefeito municipal de Tangará, Nadir Baú da Silva fez a abertura do seminário falando da importância do evento, e de investir na cadeia produtiva da uva, em seguida foi apresentado um panorama da vitivinicultura no estado de Santa Catarina, com produção, quantidade, área plantada, movimento econômico e o potencial, de produção e comercialização, pelo chefe de escritório da EPAGRI, Eduardo Zago. A proposta de um programa estadual de implementação de novos vinhedos, fruto de um estudo de um grupo de trabalho, foi apresentada pelo Secretário de agricultura, Turismo e Desenvolvimento Urbano, Mauricio Chelest.
O Seminário teve a participação de representantes, dos municípios de, Tangará, Pinheiro Preto, Videira, Fraiburgo, Curitibanos, Florianópolis, Palhoça, Serra Alta, Nova Erechim, Irati, Modelo e Pinhalzinho. Além dos prefeitos, de Tangará Nadir Baú da Silva e Pinheiro Preto Pedro Rabuske, secretários de agricultura e Desenvolvimento Econômico, o evento contou com a participação do Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional representando o Governo do Estado de Santa Catarina, Euro Vieceli.
Foram realizados, alguns encaminhamentos:
- Instituído uma comissão para coordenar este processo
- Constituir um fórum permanente de debate sobre a cadeia produtiva
- Agendar uma audiência publica com o Secretario de Agricultura e Pesca Moacir Sopelsa;
- Agendar uma audiência com o presidente da comissão de constituição e justiça da Assembleia Legislativa de SC Jean Kurhlmann, e o presidente da Assembleia Legislativa Silvio Dreveck.
- Incluir a região Sul nos debates da cadeia produtiva da uva
- Instituir um programa de capacitação técnica de mão de obra para a cadeia produtiva da uva
O Seminário foi organizado pela Administração Municipal de Tangará, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário