quarta-feira, 11 de setembro de 2019

TANGARÁ: CIMCATARINA apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Tangará





Cidades Compactas, Coordenadas e Conectadas. Esses são os três “C” que norteiam uma boa mobilidade urbana. Essa conclusão, atrelada a inúmeros outros prognósticos desenvolvidos pelo CIMCATARINA, e, de forma coletiva e participativa com a Prefeitura e a comunidade de Tangará, estiveram na pauta da Audiência Pública realizada na noite da última quinta-feira, 5, no Centro de Múltiplo Uso do munícipio. Após os alinhamentos finais levantados na reunião, o Plano de Mobilidade Urbana seguirá para a Prefeitura para encaminhamento de projeto de lei ao Legislativo Municipal.


O trabalho iniciou simultaneamente a revisão do Plano Diretor do município há cerca de um ano. Durante o período uma audiência pública inicial e cinco conferências municipais foram desenvolvidas gerando um diagnóstico de Mobilidade, com apontamentos técnicos da situação atual do segmento, bem como, com sugestões da comunidade, nesse processo colaborativo. 

Durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Tangará foram apuradas mais de 400 participações populares, sejam elas presenciais, realizadas nas conferências; online, através de formulários; protocolos realizados na prefeitura ou diretamente ao CIMCATARINA; email, entre outras formas. Essa construção coletiva permite que o Plano de Mobilidade seja mais assertivo e atenda às expectativas da comunidade para a qual ele está destinado.

Após o diagnóstico inicial, a equipe técnica multidisciplinar do CIMCATARINA, composta por arquitetos, engenheiros civis, ambientais e sanitarista, florestais, advogados, geólogos e biólogos, realizaram um prognóstico, apontando todas as propostas de mobilidade baseada em eixos de circulação: a pé, bicicleta, transporte coletivo e veículos motorizados. O plano conta com alternativas como: ciclovias do centro para os bairros; rotas acessíveis; e, o destaque, para ruas compartilhadas, resolvendo um problema diagnosticado das ruas estreitas, que consiste em uma única via atendendo a circulação de veículos, ciclistas e pedestres, somente com áreas delimitadas por meio de sinalização e arborização. 

Para a engenheira civil, Mayara Zago, o foco do Plano de Mobilidade está no melhor fluxo no perímetro urbano, trazendo métodos para facilitar o deslocamento, fornecendo estruturas coletivas e diminuindo o número de transportes individuais. O prefeito de Tangará, Nadir Baú , destacou a importância do planejamento “Estamos nos preparando e planejando a forma de mobilidade, pensando na coletividade e no desenvolvimento do município. Tangará está de parabéns por seu envolvimento e iniciativa” finalizou.

Fonte: Diário Rio do Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário