quinta-feira, 26 de setembro de 2019

CAÇADOR: Caminhada Ecológica acontece no domingo


Acontece em Caçador, neste domingo, 29, a Caminhada Ecológica. O Circuito é realizado pela Associação de Funcionários da Estação Experimental de Caçador – AFEMC e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI. O percurso da caminhada terá a distância de 12 km (alternativa 5 Km) e três horários de saída para trilha, sendo às 8h, 8h30 e 9h. 

“A trilha inicía em frente à Associação de Funcionários da Estação Experimental de Caçador – AFEMC, seguindo por um trajeto elaborado, permitindo o contato dos caminhantes com arquitetura dos prédios da área da Estação Experimental da Epagri (da década de 40), percurso por trilhos da antiga ferrovia São Paulo/ Rio Grande do Sul, mata nativa com elementos típicos da paisagem regional, tais como araucárias, bracatingas, araticuns, xaxins, erva-mate, cedros, espécies exóticas, áreas de pastagens, áreas de pomares e campos experimentais (pesquisa)”, destaca a Extensionista Social da Epagri de Caçador, Daniela Helena Conorath. 

A caminha é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site (cacador.caminhadas.info). “Valorizando os produtos locais, será servido um café da manhã e almoço. Para as pessoas que desejarem realizar as refeições, haverá custo, podendo ser incluído durante a inscrição. Caso alguém tenha dúvidas, podeestar realizando o cadastro no dia da caminhada”, afirma Daniela Conorath. 

No ano de 2018, foi realizada a Caminhada Ecológica em comemoração aos 80 anos da Estação Experimental de Caçador, que reuniu cerca de 650 pessoas. Neste ano, a trilha tem como intuito a valorização dos produtos rurais, trabalhar o turismo rural e divulgando a história da Estação. 

“Vale ressaltar que o convite para a participação da trilha é aberto a comunidade, porém um dos critérios para se inscrever é possuir a vacina contra a Febre Amarela. Os menores de 18 anos, deverão ter autorização (por escrito) e estarem acompanhados dos pais ou responsável para a participação no evento”, finaliza. 

Também, na Estação haverá uma feira de produtos da agricultura familiar e artesanato local, expondo e comercializando.

A Caminhada Ecológica é realizada pela AFEMC, EPAGRI de Caçador, em parceria com a Prefeitura de Caçador, com apoio do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Cooperagrofamiliar, Acap, Assoc. de Artesãs e Erva mate Mazutti, de acordo com as normas da ONG Anda Brasil.

Fonte: Diário Rio do Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário