segunda-feira, 4 de novembro de 2019

1ª Edição da Bienal do Livro de Videira inicia nesta quarta-feira no Parque da Uva



A Prefeitura de Videira, através da Secretária de Turismo e Cultura, juntamente com a Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC), SESC Caçador e Otimiza Cursos, realiza a partir desta quarta-feira (6) das 8h às 22h, no Parque da Uva, a Bienal do Livro de Videira 2019, ação que integra o calendário de eventos dos 75 anos de Videira e contará com palestras e apresentações culturais. A programação segue até sábado (9) e tem como objetivo incentivar e democratizar o acesso à leitura. Os ingressos estão sendo distribuídos na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e serão entregues até dois convites por CPF, exceto para primeira noite, que os ingressos já esgotaram.
Videira realizou oito edições da Feira do Livro, evento que se tornou referência para toda região. Visando ampliar as atrações e atender a demanda, a partir deste ano o evento ganha maior estrutura, contando com a ampliação no número de atrações e de expositores e oferecendo melhor estrutura aos participantes, migrando de feira para bienal. Para participar das palestras é necessário a doação de 5Kg de alimentos não perecíveis ou dois livros de literatura em bom estado na troca dos ingressos.
A programação inicia no dia 6, pela manhã, com uma capacitação voltada para professores do ensino infantil e fundamental, com a escritora Leia Cassol, que acontece durante todo o dia. À noite, a partir das 19h30, acontece a abertura oficial com homenagem ao patrono da Bienal do Livro de Videira, o escritor Jorge Bernardi e a palestra com o poeta Bráulio Bessa que terá como tema “A poesia transforma”. No dia 7, nos períodos matutino, das 9h às 10h30, e vespertino das 14h às 15h30, serão realizadas atividades culturais lúdico pedagógicas, voltada para estudantes do ensino fundamental. Durante a noite será a vez do escritor Eduardo Shinyashiki, com a palestra “As emoções como fator de sucesso nos negócios”.
As atrações seguem no dia 8. Durante todo o dia acontece a palestra “O jovem e a leitura: paixão à primeira vista”, do ator e produtor Kenni Rogers Closs, voltada para estudantes do Ensino Médio. No período noturno, a apresentação fica por conta do grupo Reverb, com o espetáculo "Poesia e Música”. No último dia da programação aberta ao público, a Cia de La Curva apresenta, às 15h, o espetáculo “Conto do Corte”. O evento encerra à noite, com o Concerto Madrigal Som da Pessoa e Camerata Videira, do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura.
Durante a programação, está prevista ainda uma mostra do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), bem como exposição e comercialização de livros feitas por empresas locais e regionais. Além disso, visando socializar o conhecimento, a cultura e promover a integração, em todas as edições um município vizinho é convidado para participar, trazendo sua história, tradições e conhecimento. Neste ano, o município convidado foi Salto Veloso.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário