Foto: James Tavares/Secom |
A semana começa com sol, aumento de nuvens entre o final da manhã e o início da tarde com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde em todas as regiões, conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram. A temperatura diminui em relação aos dias anteriores. O vento sopra de nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Previsão para Dezembro de 2017,
Janeiro e Fevereiro de 2018
O verão deve ser marcado por pouca chuva em boa parte de SC, com valores próximos abaixo da média climatológica. Apenas na região da Grande Florianópolis e Norte do Estado, a previsão é de chuva mais frequente e os totais podem ficar acima da média.
Destaque: no verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.
Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.
Climatologia (o que se espera para época do ano)
Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170mm, sendo mais frequente na segunda quinzena. Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e a chuva convectiva (curta duração) ocorre com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200mm.
Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem rápida de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuva mais intensa especialmente no Oeste e Meio-Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde).
Ciclones extratropicais nesta época do ano são menos frequentes, mas quando ocorrem intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.
Temperatura
A previsão é de temperatura acima da média climatológica, no trimestre. No entanto, na primeira quinzena de dezembro, a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano e ainda pode ocorrer à formação de geada fraca nas áreas altas da região. No verão, pelo menos duas ou três ondas de calor deve manter alta a temperatura, por vários dias consecutivos.
As informações são da Central de Meteorologia Epagri/Ciram
Nenhum comentário:
Postar um comentário