quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

REGIÃO: Aprovado curso de Medicina na Uniarp Caçador



A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e toda a comunidade de Caçador e região recebe com muita alegria e entusiasmo a notícia da aprovação do curso de Medicina. A aprovação, por unanimidade, aconteceu na Sessão Plena do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) realizada nesta terça-feira (12).


A UNIARP vai ofertar o curso de Medicina em regime integral diurno, com duração de seis anos (12 semestres). Serão dois anos compondo o primeiro ciclo de aprendizagem (integrando conhecimentos básicos aos aplicados e aos cenários de práticas relevantes, dando ênfase aos conhecimentos básicos), dois anos no segundo ciclo de aprendizagem (ênfase nos conhecimentos aplicados), e dois anos no terceiro ciclo de aprendizagem na modalidade Internato Médico.



Uma necessidade evidente

O Estado de Santa Catarina possui 13.738 médicos registrados para uma população de 6.634 habitantes dando uma razão de 2,07 médicos por 1.000 habitante. Um total de 29% dos médicos do Estado concentra-se na capital. Em Caçador existem 96 médicos ativos e regulares registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) para uma população estimada de 77.323 habitantes (IBGE), numa razão de 1,24 médicos por mil habitantes, bem abaixo da meta desejada.

Na região, são 296 médicos distribuídos nos municípios de Caçador (96), Porto União (93), Santa Cecília (10) e Videira (97) para uma população estimada de 181.297 habitantes, numa razão de 1,63 médicos por mil habitantes, mantendo também índice bem abaixo da meta de 2,7 médicos/1000 habitantes.

O curso de Medicina envolve a parceria da UNIARP por meio de convênios com municípios da microrregião de entorno à Caçador: Porto União, Santa Cecília, Videira, Caçador, Fraiburgo e Lebon Régis.

A UNIARP já assinou contratos para realização de estágios em cenários de prática de quatro hospitais, envolvendo um total de 411 leitos do SUS.



Metodologias ativas

O curso de Medicina da UNIARP detém um projeto pedagógico inovador e comprometido com a integralidade do cuidado e avanço das condições locais de saúde, visando contribuir efetivamente para a melhoria das condições de vida e saúde da população caçadorense. O curso será pioneiro no uso das chamadas Metodologias Ativas.

Esse método de aprendizado permite ao acadêmico ir além da sala de aula. Ele entra em contato com a comunidade já nas primeiras fases do curso, o que possibilita que seja um médico mais preparado para as adversidades do cotidiano local e regional.

Os professores, em sala de aula, apresentarão casos para os alunos, de acordo com o conteúdo estudado, para que juntos, encontrem uma solução para o problema. Cada módulo, vai abordar uma parte do corpo humano, grupo de doenças, características de cada faixa etária, que serão reestudados no decorrer do curso.



Conheça a UNIARP

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é uma instituição de Educação superior criada em 1972. É uma fundação pública de direto privado e sem fins lucrativos. Também conhecida como universidade comunitária. Está credenciada pelo CEE/SC, Resolução Número 094, de 10 de novembro de 2009.



Depoimentos

“Terminamos nosso mandato com a notícia da aprovação do curso de Medicina e isso acaba coroando todo o trabalho que vem sido desenvolvido, desde o início na UNIARP. É um trabalho construído por várias mãos e durante muito tempo. É um curso impactante para a nossa região, vai trazer uma mudança gigantesca e muitos benefícios para as pessoas. O curso vai impactar positivamente no desenvolvimento econômico e social da região, além de trazer investimentos na saúde”, Auri Marcel Baú, presidente da UNIARP.


“O curso de Medicina configura conquista sobremodo relevante, ao lado do credenciamento da Universidade e dos cursos de mestrado. A educação necessita atentar para os fenômenos da realidade, investigados pelo conhecimento científico. Voltada para a realidade e sustentada a ciência, a função da Universidade consiste em transformar a realidade, possibilitando a cada indivíduo sua autonomia e sua identificação com a sociedade, que, por ser democrática, vive em constante transformação. Neste contexto, a saúde desempenha papel fundamental”, Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP.


“A aprovação do curso de Medicina na UNIARP acontece em um momento de grandes transformações no Hospital Maicé. A comunidade de Caçador e de toda a região será beneficiada. É uma grande conquista e tenho certeza, vai fortalecer ainda mais o trabalho em prol da saúde da nossa população. Em nome do Conselho Consultivo do Hospital Maicé quero parabenizar toda a equipe pelo trabalho e pelos resultados alcançados”, Leonir Tesser, presidente do Conselho Consultivo.


“A UNIARP chegou em um momento de consolidação, com estrutura para o curso de Medicina, complementada com toda a estrutura de saúde da região. São 25 municípios apoiando este projeto. Toda a comunidade está de parabéns pela conquista. A área da saúde é muito almejada por todos, é uma necessidade. O curso de medicina é fundamental para o desenvolvimento regional, fruto de esforço coletivo, que permitirá um avanço marcante na história”, Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC e presidente do Conselho Consultivo da UNIARP.




Prefeitura enaltece conquista do curso de Medicina pela Uniarp

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe conquistou, oficialmente, o curso de Medicina. O parecer pela aprovação do curso foi emitido nesta terça-feira, 12, pelo Conselho Estadual de Educação. 

Serão oferecidas 80 vagas anuais para o curso, que será em regime integral diurno. Em seis anos, serão mais de 500 pessoas se instalando em Caçador para estudar na Uniarp, o que vai impulsionar tanto a economia local quanto a vinda de novos profissionais médicos para a cidade. 

Com informações da Assessoria de Imprensa Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário