quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Em Videira ... Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela acontecerá no sábado



Será neste sábado (14) o dia D de vacinação contra o sarampo e a febre amarela, quando todas as unidades de saúde e o Pronto Atendimento Médico (PAM), estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas dentro das faixas etárias previamente definidas, a fim de prevenir a disseminação dessas doenças. A iniciativa da Secretaria de Saúde e Ação Social, segue orientação do Ministério da Saúde.
O Dia D é voltado para os que não conseguem receber as doses no horário normal de atendimento neste local. É importante que as pessoas que forem tomar a vacina apresentem a carteira de vacinação, para conferência, evitando assim que sejam aplicadas doses em pessoas já imunizadas.
As crianças de 6 a 11 meses deverão receber a primeira dose da vacina contra o Sarampo, denominada “dose zero”. Pessoas com menos de 30 anos, que não possuem comprovação de que já tomaram essa vacina, deverão receber duas doses. Em adultos de 30 a 49 anos, que também não possuem a comprovação, será aplicada uma dose. Para os adultos com mais de 49 anos, a vacina será apenas para os que irão viajar para áreas endêmicas, ou seja, onde ocorre o risco de adquirir a doença. Gestantes, pessoas que já contraíram a doença e as que possuem as vacinas em dia não serão imunizadas.
Em relação à vacina contra a Febre Amarela, devem se vacinar todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. Quem tiver o comprovante de imunização, não será vacinado, visto que é necessária apenas uma dose durante toda a vida. Em idosos acima de 60 anos, a vacina só será feita mediante avaliação médica. A vacina não será aplicada em gestantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário