terça-feira, 10 de setembro de 2019

REGIÃO: Mais de 2.700 atletas disputam a 19ª da Olesc em Videira



Está se aproximando a tão aguardada etapa estadual da 19ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). A partir da quinta-feira, 12, Videira recebe 2.800 atletas com idades de 8 a 17 anos vindos de 82 municípios. Até sábado, dia 21, a luta será pelos títulos de 12 modalidades: atletismo, basquetebol, caratê, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.


Por questões de logísticas duas modalidades foram disputadas antecipadamente, a natação e a ginástica artística realizadas recentemente em Palhoça e Blumenau respectivamente.

Jaraguá do Sul foi campeã geral na natação masculina e Joinville no gênero feminino. Já na ginástica artística o título ficou com São Bento do Sul, entre os homens, e Florianópolis entre as mulheres.

O cerimonial de abertura em Videira está previsto para esta quinta-feira, dia 12, às 20 horas no Complexo Esportivo Sérgio Luiz Marafon (Av. Constantino Crestani, 825, Cidade Alta). 

A etapa estadual da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira. 

Para a disputa da etapa estadual da Olesc os municípios participantes das modalidades coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal) passaram por uma série de disputas classificatórias como microrregionais e regionais. Nas provas individuais os municípios montam suas seleções com atletas mais bem ranqueados para disputar a etapa estadual sem necessidade de passar pelas regionais. 

Nesta Olesc, pela primeira vez será usado o sistema Braille nas medalhas e nos troféus, com os dizeres “primeiro”, “segundo” e “terceiro” para os participantes que conquistarem ouro, prata e bronze respectivamente. A novidade fará com que pessoas com deficiência visual leiam o tão cobiçado objeto de desejo dos atletas e fomenta o processo de inclusão social adotado pela Fesporte este ano, que iniciou em julho com a implantação do pódio adaptado, já utilizado nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) e no 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo. 

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

Na edição 2019 da Olesc foram inscritos um total de 9.960 atletas de 210 municípios. Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, participar da Olesc é ser ator de um dos eventos esportivos mais importantes do Estado de Santa Catarina. “Uma competição que nos últimos anos tem sido referência para muitos estados brasileiros. Ela é muito mais que gols e pontos. Por isso, vivenciar a Olesc em sua plenitude é poder vivenciar experiências, além-quadra, únicas, com benefícios para a vida”, destaca o Godinho.

fonte: Diário Rio do Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário