segunda-feira, 27 de abril de 2020

Produtores tangaraenses relaram os impactos da estiagem



A falta de chuva traz prejuízos para o meio rural de Santa Catarina. Desde junho de 2019, o estado vem passando pela estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos anos e que vem afetando, principalmente, as regiões Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Situações semelhantes aconteceram apenas em 1978 e 2006.

Segundo levantamentos do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), nas últimas semanas os impactos da estiagem foram agravados no estado e os principais prejuízos são sentidos nas lavouras de milho grão, silagem, feijão e soja.


Em Tangará, produtores estão enfrentando dificuldades na agricultura e pecuária. Hilário Betiato trabalha com milho e pecuária leiteira, ele explica que os investimentos para essa safra foram altos, levando em conta os gastos com insumos, a colheita não dará lucro.


O produtor Camilo Gatti relata que a safra do trigo e fruticultura estão sendo afetadas, apesar da chuva ter ocorrido em alguns períodos em que era necessária, a estiagem acabou causando prejuízos da mesma forma. Segundo ele, apesar de anos anteriores terem sido positivos para o setor, este ano está sendo muito difícil.

Fonte: Rádio Tangará

Nenhum comentário:

Postar um comentário