quinta-feira, 28 de junho de 2018

Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de maio



A Escola Agrícola Vinte e Cinco de Maio desde o início de seu funcionamento constitui-se de um currículo voltado à educação do campo, em que as crianças e jovens atendidos, além das disciplinas do núcleo comum (currículo básico nacional), permanecem em tempo integral, desenvolvendo técnicas e conhecimentos agropecuários. Onde o meio escolar qualifica e fortalece as idéias de cooperação e auto-organização dos educandos, através de um modelo que priorize os fundamentos da agroecologia.




Um dos princípios constantes no Projeto Político Pedagógico da Escola entende agroecologia, não apenas como um método de produção, mas como uma forma de “vida” e manutenção da terra, tendo sempre como princípio a defesa da natureza e o respeito ao ser humano.
Sendo uma escola do campo, utiliza o seu espaço territorial na tentativa de explicar a lógica capitalista para a agricultura e para a vida. Pode-se experimentar a junção da teoria e prática avaliando os processos acontecidos, tornando-se espaço irradiador de conhecimentos socialmente úteis, ambientalmente sustentáveis, apresentando alternativas para a vida no campo. Formando ao longo dos anos alunos no Curso de Nível Médio Integrado a Educação Profissional.



No âmbito escolar no mês de maio professores da Escola 25 de Maio tiveram seus trabalhos publicados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Onde abordaram assuntos sobre processos organizativos do curso técnico e os princípios educativos realizado pelos professores Ariel Bonadiman e Gibrail Cordeiro tendo como título Escola Vinte e Cinco de Maio e suas Experiências Pedagógicas e um projeto de pesquisa sobre a produção do leite de maneira cooperada nos assentamentos Vitória da Conquista e União da Vitória em Fraiburgo-SC e suas relações na organicidade dos assentamentos realizada pela Professora Acione Boaventura Goetten.  Com isso a escola estimula outros professores a se envolverem em atividades voltadas ao meio escolar de acordo com a realidade da comunidade.

Calendário Biodinâmico
A Escola de Educação Básica Vinte e cinco de Maio, dentro da perspectiva de incentivo e fomento da agricultura agroecológica tem o calendário biodinâmico como uma ferramenta de controle de plantio visando o seu melhor desenvolvimento. Ele foi desenvolvido há mais de 50 anos pela agricultora e pesquisadora alemã Maria Thun. A produtora rural, em seu campo experimental, iniciou uma pesquisa sobre a influência da época de semeadura do rabanete no seu crescimento e desenvolvimento.
De acordo com pesquisadores, o calendário biodinâmico é complexo e divide o ano em dias favoráveis e desfavoráveis para os diferentes aspectos do trabalho agrícola. Estas divisões são definidas pelo movimento da Lua, dos planetas e posição das constelações. Sendo assim, o calendário está baseado na movimentação da Lua ao redor do planeta Terra, no seu ciclo de 28 dias, e em sua passagem através das doze regiões do zodíaco. De acordo com a pesquisadora, apesar de originarem-se das mesmas sementes e serem submetidas ao mesmo manejo do solo, as plantas apresentavam diferenças morfológicas e fisiológicas de acordo com a sua época de plantio.

ORIENTAÇÕES DE CULTIVO NO MÊS DE JULHO DE 2018
Plantas a serem cultivadas
Dias a serem cultivadas
Observação a ser considerada
Raízes, tubérculos e bulbos
01, 09, 10, 18, 19, 20 e 28
Cebola, batata, cenoura...
Frutos e Sementes
08, 15, 16, 25 e 26.
Milho, tomate, abóbora...
Flores
02, 03, 12, 21, 22,30 e 31.
Rosas, girassóis, couve-flor....
Folhas e Caules
05, 06, 14, 23 e 24.
Verduras, Cana, pastagens...




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