sexta-feira, 8 de junho de 2018

Coral de Treze Tílias grava vídeo que será exibido na Áustria



Convidado pela Áustria para representar o Brasil, o Coral Tiroler Echo de Treze Tílias gravou um clip da canção de Natal Stille Nacht (Noite Feliz). No clip, os coralistas cantam Noite Feliz na língua alemã e portuguesa.
Conforme o maestro do coral, Bernardo Moser, o clip será exibido em um evento de comemoração dos 200 anos da canção junto ao Memorial Franz Gruber que foi o compositor da música. A exposição acontecerá de junho a dezembro deste ano na cidade Salzburgo, na Áustria.
No memorial, serão exibidos diversos clips de várias partes do mundo, mostrando como a canção é cantada em outras línguas.
A Prefeitura de Treze Tílias, como forma de incentivar e apoiar a divulgação do clip, realizou a contratação da empresa responsável pela captação e edição das imagens.
Para o Prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch, é muito importante a comunidade trezetiliense manter os laços com a Áustria, país de onde vieram os imigrantes tiroleses em 1933. “Aproveito para parabenizar todos os corais de nossa cidade, pelo trabalho desenvolvido e a preservação da cultura”, comentou o Prefeito.
O Coral!
O Coral Tiroler Echo se apresentou pela primeira vez na Missa de Natal do ano de fundação de Treze Tílias, 1933. O responsável pela formação do coral foi o engenheiro Johann Völgyfy, que regeu o coral até 1938, quando retornou para a Áustria, passando a regência para seu aprendiz Gabriel Hausberger.
Gabriel Hausberger foi regente até o ano de 1978, quando o coral encerrou suas atividades, que seriam retomadas no ano de 1981 com o retorno para Treze Tílias do maestro Bernardo Moser que é o atual regente do grupo.
O coral interpreta principalmente canções tirolesas e melodias antigas, apresentando muitas vezes durante o ano, principalmente em missas.
O traje é típico tirolês, inspirado na região de Wildschönau – Tirol.

Fonte: Diárioriodopeixe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário