terça-feira, 23 de abril de 2019

REGIÃO: Instituto IMAS implantará método de classificação de risco aos pacientes do Hospital Dr. José Athanázio



Nos próximos dias o Instituto Maria Schmitt- IMAS implantará na Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio a classificação de risco aos pacientes. Este formato de acolhimento é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos serviços de emergência, onde os atendimentos são realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente.

De acordo com Diretor Técnico do Hospital, Euclides Dall’Oglio Júnior, o principal propósito da classificação de risco “é promover um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado, definindo prioridades de acordo com o grau de complexidade apresentado pelos usuários dos serviços de emergência e não pelo antigo sistema, no qual os pacientes eram atendidos por ordem de chegada”, explicou.

Ele ainda comenta que para que esse novo formato funcione é importante a conscientização de toda a comunidade, por isso, nesse primeiro momento será realizada a divulgação e essa implantação será feita aos poucos, como forma de adaptação de todos.

Como irá funcionar:

O paciente irá dar entrada na instituição realizando a ficha cadastral de atendimento no setor da secretaria. Após a ficha cadastral o paciente será acolhido, triado e classificado o mais breve possível pela enfermeira, esta, é uma profissional habilitada para classificar as prioridades conforme a sua urgência e o protocolo de classificação da instituição.

Após a triagem e classificação de risco realizado pela profissional, o paciente receberá uma pulseira com as cores da classificação. Aguardando o chamado do médico conforme tempo descrito no protocolo.

“Importante ressaltar que em situações onde o paciente apresenta risco eminente de vida -este não é triado – são classificados imediatamente como emergência (porta aberta) ”, concluiu o Diretor.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário