domingo, 16 de junho de 2019

PINHEIRO PRETO: Plataforma online reduz burocracia e facilita acesso ao cidadão



Com o objetivos de melhorar a gestão administrativa nos atendimentos, comunicação e documentos públicos a Administração Municipal de Pinheiro Preto, aproveitando a licitação dos softwares de gestão pública, por meio da Secretaria de Administração e da Diretoria de Informática e Transparência, implantou a plataforma digital online “1Doc Governo”, cujo funcionamento foi regulamentado pelo decreto 5022 em vigor a partir do dia 03 de junho.

Com o funcionamento da nova plataforma, todas as secretarias, autarquias e departamentos da municipalidade ficarão diretamente conectados aos cidadãos e as empresas para resolver mais rapidamente às demandas do dia a dia.

O sistema também contribuirá para organização dos trabalhos, melhor comunicação e atendimento às demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento. A plataforma integra os processos de Comunicação Interna, Atendimento ao Cidadão (Ouvidoria e Protocolo, que recentemente foram regulamentados pelo Decreto 5024 http://leismunicipa.is/rxqeb) e Gestão Documental.

Segundo Sonia Hentz, responsável pelo setor de informática “ o Governo Eletrônico é o futuro, onde os benefícios vão desde à otimização do tempo, celeridade dos processos, comprometimento e engajamento das pessoas, segurança no armazenamento de informações e documentos, e desnecessidade de ter que se deslocar até os prédios públicos para buscar informações ou serviços”. 

A lei federal 13.460 que passou a vigorar em junho em todos os municípios brasileiros, empodera o cidadão quanto a sua participação, proteção e defesa dos seus direitos. A administração pública terá que ser mais transparente e efetiva. —Em breve também será lançada a Carta de Serviços, que vai adequar a nossa administração à tudo que a legislação federal preconiza, finaliza Sonia.

Já o prefeito Pedro Rabuske, afirma que a nova plataforma é fundamental para diminuir a burocracia. “É mais uma ação na prática que organiza os trabalhos, além de melhorar a comunicação interna e externa e também no atendimento das demandas da população. É a tecnologia gerando economia e dando mais acesso para o povo nos serviços que prestamos”, resume.

Em Santa Catarina, o sistema já está em execução em vários municípios como Bombinhas, São José, Palhoça, Biguaçu, Chapecó e Itapema. Segundo os desenvolvedores do sistema, já foram mais de 13.406.350 de documentos registrados, além de se ter economizado mais de 10 milhões de impressões.

Nos próximos dias estaremos trazendo mais detalhes e funcionalidades, além de novas informações sobre a plataforma 1doc, e também vídeos com passos de como fazer uma solicitação da maneira correta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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