terça-feira, 25 de junho de 2019

Seminário em Anchieta promove debate com pesquisadores sobre o futuro do meio ambiente


Meio Ambiente e Sociedade 2019 também apresenta projetos 
de sustentabilidade desenvolvidos no Extremo Oeste


O Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019, que acontece na próxima sexta-feira (28), em Anchieta, reunirá pesquisadores e especialistas de renome no Estado, para um debate de avaliações e perspectivas sobre o desenvolvimento da região e a sustentabilidade no século XXI. As conferências acontecem pela manhã e à tarde (programação abaixo), no Centro dos Idosos de Anchieta. Além das palestras, também serão apresentados projetos voltados à preservação ambiental na região, implementados por prefeituras e por organizações da sociedade civil. A atividade é a segunda de uma série de sete eventos voltados ao tema, em todas as regiões do Estado. A primeira foi realizada em Florianópolis, em 5 de junho, com a participação de um dos expoentes da geografia brasileira no mundo, o professor Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (foto).  


A primeira palestra, Ciclo da Água, Aquíferos, Energia e Gás de Xisto, inicia às 8h 30 e aborda um tema fundamental para Santa Catarina, que já tem na pauta projetos para exploração de gás de xisto utilizando o fracking, tecnologia invasiva que já causou danos ambientais irreversíveis em diversas regiões do mundo. A conferência será conduzida pelo professor Dr. Luciano Augusto Henning, do Projeto Rede Guarani/Serra Geral. Luciano tem mestrado e doutorado pela UFSC na área de Geografia e participou de pesquisas na Queen´s University, no Department of Global Development Studies, em Kingston, no Canadá. Atualmente, além de pesquisador do projeto Rede Guarni/Serra Geral, integra a equipe de investigadores do Laboratório de Análise Ambiental (LAAm) do Departamento de Geociências da UFSC, com ênfase na área de recursos hídricos. 

A segunda palestra, Energia e Desastres Ambientais, terá a participação do professor Dr. Marcos Aurélio Espíndola, e trata da relação entre o modelo de geração de energia no País e as consequências ambientais e sociais para as populações. O professor é mestre em Geografia pela USP, doutor em Geografia Humana pela UFSC e Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Área de Concentração Sociedade e Meio Ambiente (Desastres Ambientais e Políticas Públicas), também pela UFSC. Sua principal atuação é na análise de risco e desastres, impactos ambientais e o setor energético. 

Durante a tarde acontece a conferência Energias Renováveis e tecnologias sociais, com o professor Dr. Marcio Antonio Nogueira Andrade, que coloca no foco o desenvolvimento de formas alternativas de geração de energia e sua interação com a sociedade. O professor é Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP e Pós-doutor no Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC (Núcleo de Engenharia Sanitária do Departamento de Hidráulica) em Lisboa, Portugal, e na Cornell University (Department of Biological and Environmental Engineering) em Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Análise Ambiental (LAAm) da UFSC e professor do Programa de Mestrado em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC). 

Experiências regionais

Também durante a tarde o Seminário abre espaço para a apresentação de projetos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade na região Extremo Oeste. Entre as experiências, serão apresentados projetos como o Água para os Bisnetos, de Anchieta, voltado à gestão hídrica e à preservação e qualidade da água do município e da região. 

“Nosso objetivo é colocar em pauta as principais questões que envolvem o meio ambiente na região, com destaque para a água. Mas, principalmente, trazer professores e pesquisadores para dialogar com as comunidades a partir das experiências que estas comunidades têm”, explica o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que preside o Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, promotor do evento junto do projeto Rede Guarani/Serra Geral, Escola do Legislativo, Comissão de Turismo e Meio Ambiente, MAB, CNBB Regional Sul 4 e Cáritas Santa Catarina. No Extremo Oeste, também são parceiros a Prefeitura de Anchieta, Prefeitura de Palma Sola, Epagri, Cooperanchieta, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Anchieta e Palma Sola e Conselho Municipal do Meio Ambiente de Anchieta. 

As inscrições gratuitas para o Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019 estão disponíveis no site http://escola.alesc.sc.gov.br/evento

Programação:  
MANHÃ
8h – Abertura 

8h 30 – Palestra: Ciclo da Água, Aquíferos, Energia e Gás de Xisto  – 
Prof. Dr. Luciano Augusto Henning (Projeto Rede Guarani/Serra Geral)

10h – Palestra: Energia e Desastres Ambientais 
Prof. Dr. Marcos Aurélio Espíndola (Projeto Rede Guarani/Serra Geral)

TARDE
13h 30 – Modelo de desenvolvimento e o meio ambiente em Anchieta e Região 
Ivan Cansi (Prefeito de Anchieta) 
Apresentação de projetos: 
Projeto Água para os Bisnetos, por Jacir Strapasson - Engenheiro Agrônomo da Epagri - Anchieta
Projeto Agroecologia, por Roselei Willi - Grupo Raízes Ecológicas
Projeto Prefeitura Ecológica, por Vilmar Piovesani - Vice Prefeito de Anchieta

14h 20 – Palestra: Energias Renováveis e tecnologias sociais
Prof. Dr. Marcio Antonio Nogueira Andrade (UFSC) 

17h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário