domingo, 30 de junho de 2019

REGIÃO: Mapeamento resgata Patrimônio Cultural de Videira




A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está em fase de execução do Mapeamento Cultural, que tem como objetivo identificar todos os agentes que atuam na área da cultura no município, valorizar a identidade cultural e conhecer as demandas do setor. Para isso, pede a contribuição dos videirenses para compor este grande levantamento de informações, que vai nortear as ações futuras do segmento cultural na cidade e interior.

Você que é músico, artesão, bailarino, ator ou detentor de algum saber, como benzedeiras, costureiras, confeiteiros pode ser protagonista desta história e ajudar Videira a construir o seu mapa cultural. O levantamento também inclui as manifestações religiosas, empresas que atuam com eventos e construções arquitetônicas que manifestam algum tipo de tradição, como cemitérios, casas antigas e locais que representem a cultura de Videira.  

Para captar essas informações, uma equipe da Secretaria está mobilizando as pessoas para se engajarem no preenchimento de um cadastro com as informações, tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas. Através de visitas a pessoas e estabelecimentos, é realizado o levantamento de dados. Este processo também está disponível através do site da Prefeitura, onde foram disponibilizados dois formulários para preenchimento, um destinado a artistas e outro voltado para manifestações culturais de uma forma geral. O procedimento é todo feito de forma online. Até o momento já foram realizados cerca de 700 cadastros.

A participação da comunidade para o levantamento cultural é fundamental, visto que estas informações servirão como base para desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura. O cadastramento das informações será feito de forma permanente, sendo possível realizar o cadastro a qualquer momento, contribuindo com a identificação, preservação, valorização e desenvolvimento do patrimônio material e imaterial de Videira. Esses dados ficarão disponíveis para consulta, como forma de reconhecer e preservar a identidade cultural do município.

Essa iniciativa faz parte do processo de elaboração do sistema de políticas culturais, será criado um Conselho de Cultura. No dia 15 de julho, a partir das 18h30, no Pavilhão do Bairro Santa Tereza, será realizado ainda o Fórum de Cultura, onde a comunidade terá oportunidade de contribuir para a construção das diretrizes. Em setembro será realizada uma conferência para validação das metas estabelecidas. Depois dessa estruturação, poderá se estabelecer um fundo, através do qual será possível captar recursos para investimentos na área da Cultura.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário