quinta-feira, 18 de julho de 2019

Professora da rede pública estadual de Santa Catarina é vencedora do Prêmio Educador Nota 10



Mostrar que a matemática faz parte do cotidiano do aluno foi o objetivo do projeto da professora da rede pública estadual, Jussara Cristina Schmitz, uma dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10. O prêmio é um dos mais reconhecidos pelos educadores do país, com 4.876 mil inscritos nesta edição, de escolas públicas e privadas, em 17 estados.

Jussara é professora há 20 anos e conta que deixar o conteúdo mais atrativo e trabalhar projetos que despertem o interesse das crianças é uma prática que ela adota desde que iniciou na educação. “Eu acredito numa matemática significativa, próxima da prática, que possa ser vivenciada pelos alunos no seu dia a dia, fazendo com que eles se interessem pela matéria, aplicando na vida o que aprendem em sala de aula”, contou ela.

A professora diz que sempre foi incentivada e elogiada por colegas e gestores pelo diferencial do seu trabalho nas escolas por onde passou, mas esta foi a primeira vez que se inscreveu para concorrer a um prêmio. 


“Eu dedico esse prêmio aos meus alunos, pois é por eles que desenvolvo um trabalho diferenciado, com muito amor e dedicação. Também estou muito feliz por representar minha escola, minha cidade e meu Estado”, disse emocionada.

Para o diretor da escola, Edson Torresani, que falou em nome de toda a comunidade escolar, é um orgulho receber esse prêmio, pois ele representa o esforço dos professores na educação do país. “Mesmo com tantas dificuldades, muitos professores fazem um belo trabalho que nem sempre é valorizado. O Educador Nota 10 é a valorização desse professor”.


Costurando a Matemática

O projeto Costurando a Matemática foi desenvolvido em duas turmas do 4º ano Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Frei Godofredo, em Gaspar. Para conhecê-las melhor, Jussara enviou um questionário para casa para que os pais apresentassem os filhos. 

Os dados obtidos serviram de referência para a produção e leitura de tabelas e gráficos em sala de aula. Não demorou para todos perceberem que em 60% das famílias havia costureiras. Em seguida, os alunos passaram a entrevistar suas mães e avós em facções de costura próximas da escola. A finalidade era saber quantas roupas produziam por dia, a média de horas de trabalho, o valor recebido por peça e os gastos com linha e energia, por exemplo. 

Com os dados coletados nestas visitas, a professora organizou aulas para que a turma aprendesse sobre estatística, medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. A interação social promovida por Jussara fez as crianças valorizarem, ao mesmo tempo, o ofício das costureiras e a riqueza do conhecimento matemático presente no seu dia a dia.

Fonte: Secom SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário