segunda-feira, 22 de julho de 2019

Videira lança o serviço de acolhimento em família acolhedora



A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Saúde e Ação Social, realiza nesta terça-feira (23) o lançamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que é a guarda provisória de crianças ou adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. A família acolhedora é uma pessoa ou família previamente cadastrada e capacitada, que se coloca à disposição para receber as crianças ou adolescentes por um determinado período, que pode variar de acordo com cada caso. O evento, que acontece a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, é uma oportunidade das pessoas interessadas em participar, tirarem suas dúvidas a respeito do serviço.
Entre as exigências para cadastrar-se como família acolhedora estão: ter idade superior a 24 anos, ter disponibilidade de tempo, residir no município há pelo menos dois anos, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção e não manifestar interesse na adoção de crianças e adolescentes participante do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
De acordo com a diretora do Departamento de Ação Social de Videira, Rosemari da Silva Neto, para incluir o serviço, Videira trabalha desde o ano passado com capacitações e busca por informações através de visitas a municípios que já oferecem esse serviço. Ela destaca que as famílias dispostas a se cadastrarem também passam por capacitação para receber os acolhidos e lembra que os encaminhamentos às famílias acolhedoras são autorizados pelo poder judiciário, através de um termo de guarda provisória, que determina quais casos serão encaminhados e o tempo que cada um ficará sob os cuidados da família acolhedora, até que o processo judicial seja concluído. Durante esse período, todos os envolvidos no processo recebem acompanhamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário