quinta-feira, 12 de abril de 2018

CHIMARRÃO: Agricultores da região de Caçador discutem cultivo da erva-mate



O cultivo de erva-mate está presente em grande parte das propriedades da agricultura familiar da região de Caçador. Com o objetivo de fomentar essa cadeia produtiva, a Epagri organizou uma reunião com agricultores no dia 28 de março no município de Matos Costa.

No encontro, os participantes fizeram um diagnóstico da cadeia produtiva, discutiram a oportunidade de envolvimento com o processo de Indicação Geográfica e receberam orientações técnicas sobre o cultivo de erva-mate sombreada. A reunião contou com a participação de Gilberto Neppel, engenheiro-agrônomo da Epagri de Canoinhas, que apresentou o processo de IG da erva-mate naquela região e explicou como os agricultores de Caçador podem se envolver nessas ações. O pesquisador André Lacerda, da Embrapa Florestas, detalhou os resultados de pesquisa com manejo de erva-mate na região de Caçador.

Na sequência, os agricultores puderam trocar ideias e planejar ações para aprimorar seus empreendimentos na produção de erva-mate. “Muitos destacaram a necessidade de organização e aplicação de técnicas que conciliem produção e sustentabilidade ambiental e econômica, tornando a erva-mate uma opção de renda cada vez melhor para as famílias”, resume Guilherme Briski, extensionista da Epagri de Matos Costa.

Diário Caçadorense

Nenhum comentário:

Postar um comentário