quinta-feira, 26 de abril de 2018

SC: Padre Pedro recebe representantes da pesca artesanal e industrial



Setor manifesta preocupação principalmente com barreiras à pesca da tainha

FOTO: Guto Kuerten/Divulgação
O presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura (CPA) da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), recebeu na manhã desta quarta-feira (25) representantes dos setores da pesca artesanal e industrial do Estado. Acompanhado do presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider (MDB), o parlamentar reuniu-se com secretários e lideranças da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), representantes da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), de pescadores artesanais e industriais.
O período da pesca da tainha, que inicia na próxima semana, foi um dos assuntos delicados e urgentes. Pescadores industriais e artesanais reclamam do excesso de barreiras impostas pela legislação e cobradas pelo Ministério Público Federal, além da falta de estrutura da União e do Estado no atendimento ao setor. Eles também solicitam a reestruturação da Secretaria de Pesca em Santa Catarina, desmontada a partir da incorporação da pasta pelo Ministério da Indústria e Comércio, em 2017. “Eles não conseguem a renovação das licenças, temos pescadores sem receber o seguro defeso há mais de 2 anos, e ao mesmo tempo sem autorização para pescar. É um quadro que se agrava a cada dia”, destacou o deputado Padre Pedro.
O presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider e o deputado Padre Pedro comprometeram-se em articular uma audiência com o representante da bancada federal catarinense e o Secretário de Agricultura e Pesca do Estado, Airton Spies. O objetivo é produzir um levantamento completo dos problemas enfrentados pelo setor, para apresentar o panorama ao Governo do Estado e ao Governo Federal, em busca de soluções.
Santa Catarina é líder nas áreas de aquicultura e pesca no País, e sofre há anos com a desarticulação de políticas públicas para o setor. A situação foi agravada depois da desestruturação da Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura da União.
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário