quinta-feira, 9 de maio de 2019

ENEM 2019: Atendimento especializado deve ser requerido até 17 de maio


Os candidatos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 poderão solicitar atendimentos especializados e específicos até 17 de maio. O acolhimento individualizado não se restringe a gestantes, deficientes físicos, idosos e lactantes.

Poderão ser contempladas com atendimento especializado pessoas com:

baixa visão;
cegueira;
visão monocular;
deficiência física;
deficiência intelectual (mental);
surdez; surdocegueira;
dislexia;
déficit de atenção;
autismo;
discalculia (pessoa que possui pouca habilidade em compreender e manipular números).
Como participar – Os alunos devem informar, no ato da inscrição, qual auxílio necessitam. É possível pedir uma hora a mais para resolver questões. 

Além de comprovar as necessidades especiais por meio de laudos médicos, os candidatos recebem ligações dos funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após a solicitação e o encerramento do prazo das inscrições para confirmar o auxílio requerido e a necessidade de tempo extra dependendo do tipo e do grau da deficiência.

Para os solicitantes deste tipo atendimento, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá:  

provas em braile;
tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
provas com letras ampliadas e super ampliadas;
guia-intérprete para pessoas com surdocegueira;
auxílios para leitura e transcrição;
leitura labial; tempo adicional;
sala de fácil acesso e mobiliário acessível.
Para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar — aqueles que têm o seu processo de escolarização no interior de uma instituição hospitalar e que está na condição de estudante internado para tratamento nos dias de prova —, os recursos serão oferecidos conforme as necessidades do inscrito.

A lactante, por exemplo, poderá levar para o local de prova um acompanhante responsável por cuidar do seu filho entre os períodos em que ela não estiver amamentando. Os estudantes em classe hospitalar poderão fazer o exame no seu ambiente de tratamento.

O Inep tem aprimorado os atendimentos diferenciados e específicos para os estudantes. Em 2017 e 2018 foram aprovadas 41.284 e 29.954 solicitações de atendimentos especiais, respectivamente, bem como 16.986 e 11.881 pedidos para acompanhamentos específicos e 306 e 251 tratamentos pela diferença de gêneros.

As inscrições do Enem 2019 estão abertas e podem ser feitas até às 23h59 de 17 de maio.

Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário