segunda-feira, 6 de maio de 2019

SC: Seminário na Alesc chama atenção para Visão Monocular


Um Seminário nesta  segunda-feira (6), a partir das 13h 30, no plenarinho da Assembleia Legislativa, chama a atenção da sociedade e coloca em pauta os direitos das pessoas portadoras de visão monocular – capacidade de enxergar apenas com um olho, com noção de profundidade limitada e redução de campo periférico. A atividade, promovida pela Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Santa Catariana (APDVISC), também destaca o Dia Estadual da Pessoa com Visão Monocular (5 de maio), criado pela Lei 17.679, de 11 de janeiro deste ano, depois da aprovação de um projeto apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) em 2018.
Além de integrar a data ao calendário oficial de eventos de Santa Catarina, o objetivo do Seminário é identificar o maior número de pessoas com visão monocular no Estado, informando sobre este tipo de deficiência e as formas de cuidado para que o problema não seja agravado.
As causas mais comuns para a visão monocular são traumas oculares, glaucoma, doenças congênitas, como a toxoplasmose e tumores oculares.
Conforme o deputado Padre Pedro, a apresentação do projeto que resultou na criação do Dia da Pessoa com Visão Monocular aconteceu depois de conhecer a realidade vivida por diversas pessoas com visão monocular. “É um problema que limita várias atividades cotidianas, práticas esportivas, profissionais e de lazer. A inclusão e informação é fundamental para estas pessoas. Por isso apresentamos o projeto e apoiamos a realização deste seminário”, explica o parlamentar.
O credenciamento para o Seminário inicia às 13h 30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis). As palestras abordam temas como a saúde dos olhos, os direitos e deveres das pessoas com visão monocular e a construção de políticas públicas e estruturas que garantam maior inclusão e cidadania a este público.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário