A Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica entrou no ar nesta segunda-feira, 1º de julho, e até o dia 7 ela poderá ser respondida pela comunidade escolar. O levantamento pretende identificar áreas e setores que requerem melhorias e mais investimentos.
“É fundamental que todos participem mostrando sua visão sobre a escola. Isto envolve os professores e o corpo administrativo, mas também o seu entorno, com alunos e pais. Assim, teremos conhecimento das reais necessidades de cada unidade e faremos o uso mais efetivo dos recursos públicos”, observou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Professores, técnicos e gestores das escolas, alunos e pais terão 16 questões a responder, a partir de quatro eixos: as Políticas Pedagógicas, o Clima Organizacional, a Infraestrutura e a Política de Gestão. Os alunos do ensino fundamental e séries iniciais, do 1º ao 5º ano, responderão o questionário com os familiares.
Resultados servirão para orientar políticas públicas e ações nas escolas
Cada um dos eixos da Avaliação Institucional subdivide-se em indicadores, que permitirão à Secretaria de Educação avaliar semestralmente a percepção da comunidade escolar sobre sua própria unidade. O foco é orientar o melhor planejamento de políticas públicas e ações nas escolas.
“Os resultados obtidos irão contribuir para incorporar o planejamento de ações, não somente das escolas, mas também da Secretaria de Estado da Educação, para a tomada de decisões nos investimentos”, afirma o diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Altir Webber de Mello Neto.
O questionário, que está disponível até o dia 7 de julho na página inicial do site www.sed.sc.gov.br, poderá ser acessado por alunos munidos de número de matrícula, por professores e equipe administrativa com o número do CPF e por pai ou responsável de alunos com o número da matrícula e o CPF que estiver cadastrado junto à escola.
Fonte: Secom SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário